Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Na freguesia de Vaqueiros

Primeiro açude obsoleto removido em Portugal teve lugar no Rio Alviela entre os concelhos de Santarém e Alcanena

Ricardo Gonçalves, João Dias Coelho (GEOTA), Duarte Cordeiro e Rui Henriques

No âmbito do projeto Rios Livres GEOTA, teve início, na manhã do dia 17 de abril, a remoção do primeiro açude obsoleto a ser realizado em Portugal, nomeadamente no rio Alviela.

Na presença de Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), referiu que “hoje é um dia importante para nós; este momento assinala o primeiro passo na reposição da continuidade fluvial do rio Alviela e demonstra que as parcerias são a alavanca para o sucesso das políticas públicas ambientais. A política pública ambiental que o Município tem desenvolvido nestes últimos anos, demonstram bem a nossa preocupação ambiental e é intervindo localmente que podemos despertar mais consciências a nível global”.

Este início dos trabalhos de reabilitação contou ainda com a presença de Rui Henriques, presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Nuno Russo, vereador da CMS, Miguel Tomás, presidente da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros e Raúl Violante, presidente de Junta de Pernes, Manuel Afonso, Inês Barroso e Hugo Costa, deputados da Assembleia da República, Pimenta Machado, vice-presidente Agência Portuguesa do Ambiente, Joaquim Poças Martins, secretário-geral do Conselho Nacional da Água, entre outras entidades.

Duarte Cordeiro agradeceu, “em nome do Estado Português, o exercício de cidadania que aqui existiu; a remoção deste açude obsoleto promovida pela GEOTA, uma Organização Não Governamental, em colaboração com os Municípios de Santarém e Alcanena, os proprietários e privados é prova de que só em conjunto é que conseguimos atingir os nossos objetivos. Este tipo de ação promovida pela sociedade civil ajuda o país a cumprir os objetivos que estão estabelecidos na estratégia de biodiversidade da União Europeia”.

Remoção do açude obsoleto no rio Alviela

O ministro relembrou ainda que “um dos grandes desafios do seculo XXI que vamos ter é a gestão da água em contexto de alterações climáticas e a capacidade que nós teremos para nos adaptarmos a essas alterações e promover a vitalidade dos rios, como hoje estamos aqui a fazer, é muito importante para mitigar os efeitos dessas alterações climáticas e da seca”.

A intervenção financiada pela Fundação MAVA, ao abrigo do programa “Reconnecting Iberian Rivers” com a cooperação institucional dos Municípios de Santarém e de Alcanena, incide sobre um troço de 100 metros do Rio Alviela, cujas margens pertencem a ambos os concelhos, junto a Vaqueiros.

Para além da remoção de um açude obsoleto, a ação, iniciada em dezembro de 2022, inclui a estabilização das margens e a plantação de vegetação ribeirinha autóctone, sendo o primeiro passo para a implementação, em Portugal, de uma estratégia nacional de remoção sistemática de barreiras obsoletas.

O projeto Rios Livres GEOTA tem como objetivo promover, proteger e restaurar os rios portugueses, promover a reabilitação dos ecossistemas ribeirinhos com foco na melhoria da conectividade fluvial. Rios em bom estado ecológico e mais livres de barreiras são essenciais para a conservação dos nossos recursos hídricos.

        Fonte: IV|GCRP|CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.