Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Moinho de água é conhecido popularmente como Azenha da Ponte

Azenha da Ponte volta a abrir portas no dia da liberdade

Concentração junto ao moinho de água

A reabilitação da Azenha da Ponte, no Ameal, foi inaugurada na tarde de 25 de abril. A cerimónia integrou as Comemorações do Dia da Liberdade e contou com a presença de dezenas de munícipes, que viram com entusiasmo a reabertura deste edifício que marcou a história da freguesia de Ramalhal.

A cerimónia teve início com o descerramento da placa de inauguração pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Ramalhal, António Espírito Santo.

Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia de Ramalhal partilhou a história daquele moinho de água, conhecido popularmente como Azenha da Ponte, que funcionou até 1956 e foi convertido em restaurante em 1997. “Este espaço pela história que encerra é um museu vivo representativo das formas de viver das gerações mais antigas”, referiu.

Para além da exposição sobre a Azenha da Ponte, o espaço acolhe a exposição Memórias de uma aldeia, talhadas em madeira, com trabalhos de dois artesãos do Ameal, António Agostinho Lopes e Maria Rosário Lopes. Nesta exposição, “podemos apreciar várias figuras e quadros da vida campesina da aldeia do Ameal, cujos hábitos e costumes eram comuns à generalidade das aldeias do nosso Concelho na primeira metade do passado século”, explicou António Espírito Santo.

Centro de Interpretação Azenha da Ponte

Na ocasião, Laura Rodrigues recordou que a Câmara Municipal de Torres Vedras adquiriu o edifício em 2015 e “através do programa LEADER houve a possibilidade de fazer esta reabilitação, naturalmente com uma fatia de investimento da Câmara Municipal, que se estenderá depois àquilo que são os espaços exteriores”.

A presidente referiu, ainda, que a Câmara Municipal pretende “que haja uma rota por estes espaços: moinhos de água e azenhas”. A reabilitação da Azenha da Ponte “é mais um passo para que esta rota possa ser criada e possamos ter uma atração também em termos turísticos”.

Seguiu-se uma visita ao espaço guiada por Jorge Martins, Diretor de Departamento de Estratégia da Câmara Municipal, e por Sofia Máximo, do Museu Municipal Leonel Trindade. A visita foi pontuada pela atuação de Patrícia Ferreira, que interpretou uma música em homenagem ao 25 de Abril.

No final da visita, foi servido “Pão da nossa Aldeia” confecionado por habitantes da freguesia no forno existente na Azenha. A cerimónia de inauguração terminou em ambiente de festa, ao som dos acordeonistas João Carlos Abreu e Afonso Cordeiro.

Recorde-se que a Azenha da Ponte é um raro exemplo de moinho de água de roda horizontal – rodízio com transmissão por carreto. As atividades de preservação e valorização dos elementos patrimoniais existentes incidiram sobre a reabilitação do edificado e a recuperação dos mecanismos de moagem da Azenha. A intervenção, levada a cabo pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com a Junta de Freguesia de Ramalhal, representou um investimento de 199.052,10 €, financiado em 135.355,43 € pelo Programa de Desenvolvimento

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.