Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Marinha Grande

Afonso Lopes Vieira recordado no Museu Joaquim Correia

Tertúlia contou com um momento musical

No âmbito do ciclo de tertúlias que o Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, tem vindo a realizar, decorreu na tarde deste sábado, 29 de abril, a sessão “A poesia de Afonso Lopes Vieira”, numa organização do Município da Marinha Grande e da Associação Cultural e Recreativa da Comeira (ACRC).

Participada por cerca de 60 pessoas, entre as quais o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; a vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; o presidente da direção da ACRC, Carlos Franco; e muitos convidados, Adélio Amaro conduziu a sessão e deu a palavra à docente Cristina Nobre, que tem dedicado a sua investigação à vida e obra do poeta.

Nesta sessão, Afonso Lopes Vieira foi recitado, dito, cantado e, sobretudo, recordado como um poeta imortal, de enorme sensibilidade, que escreveu muitas das suas obras na “casa-nau”, atual Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, considerada como um lugar literário e de memória.

Numa tarde de cultura e conhecimento, foram partilhados poemas, por convidados do grupo “Poesia ao Serão” e pelo público presente e cantadas as suas letras pelo projeto Casa-Nau.

Afonso Lopes Vieira foi uma referência para o mestre Joaquim Correia. Através da escultura (estatuária, retrato, medalhística), Joaquim Correia homenageou esta figura ímpar da literatura regional.

    Fonte: GCI|CMMG

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carolina Santarino

Foi uma tarde maravilhosa!