Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Prestação de serviços terá prazo até 24 meses e limite de 74 500 euros

Município de Santarém realiza poda de árvores na cidade de Santarém

Praça Visconde Serra do Pilar

O Município de Santarém promoveu um concurso de contratação e adjudicou uma prestação de serviços para a poda de árvores na cidade de Santarém, pelo prazo de 24 meses ou até ao limite de 74 500€, conforme o que ocorra em primeiro lugar, nos termos definidos no caderno de encargos, com início neste mês de maio.

Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro dos Espaços Verdes e Espaço Público, referiu que “esta prestação de serviços tem como objetivo intervir na estrutura arbórea da cidade, de forma faseada e consoante as necessidades encontradas”.

“As árvores na cidade são um elemento estruturador e essencial da paisagem urbana, tornando-a mais aprazível e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Contudo, é necessário efetuar uma poda cuidada, que assegure a integridade estrutural e fitossanitária das árvores, mas também para não correr o risco de colocar em causa a segurança pública”, concluiu o vereador.

As mesmas desempenham funções muito importantes, prestando um serviço ecológico, com aumento da permeabilidade do solo, controlo da temperatura e humidade do ar, proporcionam sombra e intercetam água da chuva, agem como barreiras contraventos e ruído, contribuem para o sequestro do carbono e para aumento da biodiversidade, favorecem o bem-estar psicológico, entre outras.

No entanto, atendendo à sua localização em meio urbano, estão sujeitas a constantes fatores de stress, diminuindo a sua vitalidade, como elementos primordiais da sustentabilidade natural num ambiente artificial.

A contratação desta prestação de serviços para a poda das árvores vai permitir estruturar melhor as árvores, tornando-as mais resilientes às condições meteorológicas adversas, garantir uma melhor segurança pública, manter uma cobertura vegetal otimizada na produção de oxigénio, retenção de partículas, infiltração de água e amenização de temperaturas extremas, permitir a correta circulação pedonal e rodoviária e a coexistência com as infraestruturas existentes.

Esta vai ser atividade esporádica e não rotineira, nem todas as árvores são podadas anualmente, dependendo a periodicidade da espécie e localização. Apesar das podas decorrerem habitualmente nos meses de inverno, podem, no entanto, ser realizadas noutras épocas do ano, de acordo com a espécie arbórea e o tipo de poda a efetuar. Por este motivo, o Município de Santarém apela e agradece a melhor compreensão e colaboração de todos os Munícipes para a realização dos trabalhos em segurança.

Fonte: DCRP|CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.