Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Para um projeto-piloto de habitação especialmente direcionado a famílias jovens

Secil cede 19 habitações em Bairro Social da Maceira ao Município de Leiria

O Município de Leiria e a empresa SECIL assinaram esta quarta-feira, dia 3 de maio, um protocolo que prevê a cedência ao Município de 19 habitações do Bairro Social da Maceira, com o objetivo de desenvolvimento de um projeto-piloto de habitação especialmente direcionado a famílias jovens.

Segundo o protocolo, assinado na celebração do centenário da Fábrica de Cimentos Maceira-Liz, do universo SECIL, o Município assumirá na íntegra a reabilitação das habitações, pretendendo-se, com este núcleo habitacional, contribuir para reduzir a pressão imobiliária da zona urbana de Leiria e servir de alavanca para o projeto próprio da SECIL – Companhia Geral de Cal e Cimentos S.A. no restante bairro, com o qual o Município está totalmente disponível para colaborar.

Este acordo materializa-se na constituição de um direito de superfície, por um prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado, mediante acordo das partes, por períodos sucessivos de dez anos.

Recorde-se que a Fábrica da Maceira constitui, desde a sua inauguração, em 1923, o principal motor de desenvolvimento da freguesia da Maceira e um dos principais do concelho e do distrito, tendo gerado ao longo dos seus 100 anos de vida milhares de postos de trabalho diretos e alimentado o progresso da região de modo muito significativo.

Além da sua atividade económica direta, a Secil tem realizado um trabalho social de enorme relevância na Maceira, não apenas em benefício dos seus trabalhadores e famílias, mas com significativos impactos no bem-estar das populações em geral e das comunidades em que se insere, de que são exemplos a farmácia, posto médico, piscinas, campos de jogos, capela Casa do Pessoal, Escolas e jardins.

Recorde-se ainda o papel que a Fábrica desempenhou nesta vila na vertente habitacional, tendo construído um extenso Bairro Social, para habitação de muitos dos seus colaboradores, mas que não constitui atualmente a solução habitacional predominante para os trabalhadores da empresa, do que resulta existirem, atualmente, várias dezenas de habitações desocupadas.

Na cerimónia de celebração do centenário desta empresa, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a relevância da Fábrica Maceira Liz para o desenvolvimento da região.

“Um dos fatores que melhor estabelece a relevância e a validade de um projeto é o da longevidade, que Fábrica Maceira Liz cumpre como poucas instituições, com uma história de 100 anos de serviço de inegável importância para a nossa região”, disse, um contributo que vai muito além da sua dimensão económica, sendo de enorme relevância o impacto social que tem na vida da comunidade em que se insere.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.