Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Junto à Linha do Oeste e A17

Presidente de Câmara de Pombal defende plataforma logística regional no Carriço

Pedro Pimpão

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, defende a instalação de uma plataforma logística na freguesia do Carriço, enquanto infraestrutura de nível regional que proporcione soluções de logística intermodal, integrada e articulada com o Porto da Figueira da Foz.

O projeto, inserido no ciclo de financiamento do Portugal 2030 em estreita articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), prevê ocupar uma área de 60 hectares, junto à Linha do Oeste e da autoestrada 17 (A17), com uma estimativa de investimento, público e privado, entre 50 e 60 milhões de euros, sendo que as entidades promotoras são públicas e operadores privados.

A infraestrutura, estruturante para a dinamização de transporte de mercadorias e no apoio à dinâmica empresarial da região, propiciará as condições para a promoção da interoperabilidade e intermodalidade rodoviária/ferroviária e constituir-se-á como o fator de robustecimento de competitividade para as exportações portuguesas, com inequívocos ganhos ambientais, por via da descarbonização da economia.

Pedro Pimpão falava na sexta-feira, dia 5 de maio, durante a sessão de abertura da tradicional “Feira dos 7” que decorreu durante três dias, numa iniciativa da Junta de Freguesia do Carriço com o envolvimento das instituições e associações locais. “Um evento de afirmação e valorização do nosso território e das suas potencialidades”, considerou.

O autarca aproveitou, ainda, para destacar alguns investimentos públicos realizados e previstos para aquela freguesia. “Para além da aposta no alargamento da rede de saneamento básico e ampliação do Cemitério e beneficiação da zona envolvente, na ordem dos 200 mil euros”, Pedro Pimpão referiu-se ao projeto de construção de passeios e infraestruturas no troço da EN109 que atravessa a sede de freguesia, para “garantir a segurança rodoviária, num investimento superior a dois milhões de euros”.

Agradecendo “todo o carinho e apoio sentido pelas gentes do Carriço, estamos juntos e empenhados em valorizar o nosso território e aumentar os fatores de atratividade para haver mais pessoas a escolherem investir e viver no nosso concelho”, concluiu.

Fonte: OC|GC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.