Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

13.ª edição

Gravíssimo! - Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça já tem inscrições abertas

Sérgio Carolino

Estão abertas as inscrições para a 13.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça, que este ano se realiza de 28 de agosto a 2 de setembro.  Em 2023, este evento dedicado às tubas, trombones e eufónios apresenta uma novidade na vertente formativa, através da realização de sessões individuais, complementando assim as sessões dedicadas à música em conjunto, promovendo o desenvolvimento de competências específicas dos participantes.

As inscrições decorrem em duas fases, terminando a primeira em 31 de maio e a segunda a 15 de julho. Os interessados poderão conferir as condições e modalidades de participação no regulamento que se encontra disponível em www.gravissimofestival.com.

Como habitualmente estarão presentes nomes reconhecidos do panorama internacional dos metais graves, como Ray Anderson (Diretor de Estudos de Jazz na Stony Brook University, Nova Iorque), Peter Steiner (vencedor do XVI Concurso Internacional Tchaikovsky na Rússia – 2019), Shmuel Hershko (Israel Philharmonic Orchestra 1978—2019), Randall Hawes (Northwestern University Bienen School of Music e Detroit Symphony Orchestra 1985—2020), François Thuillier (Orchestre d’harmonie des Gardiens de la Paix e diretor artístico dos festivais “Jazz à Montonvillers” e “Amiens Joue des Cuivres”).

Presentes ainda estarão Anthony Caillet (Orchestre de Paris, Orchestre National de France e Ensemble Inter-Contemporain), Ricardo Carvalhoso (Escola Superior de Música “Franz Liszt”, Weimar e solista de tuba na Munich Philharmonic), Ricardo Antão (ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Universidade de Aveiro) e André Melo (Solista de trombone na Komische Oper Berlin) — que, a par dos diretores artísticos Sérgio Carolino e Hugo Assunção, partilharão com os participantes os seus conhecimentos e experiências.

A música para os instrumentos de metais graves sempre teve um espaço próprio ao longo do tempo, mas na última década encontrou no Gravíssimo! um palco privilegiado, num projeto ímpar, com a capacidade de aliar à formação uma forte componente de programação cultural eclética e de nível internacional. Além da interação de prestigiados músicos com jovens artistas, o Gravíssimo! abre ainda as suas portas ao público na vertente Festival, através da realização diária de recitais e concertos que exploram a sonoridade peculiar destes instrumentos nos seus mais variados registos. O programa desta edição será anunciado em breve.

Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, o Gravíssimo! é financiado pelo Ministério da Cultura/DGArtes, sendo reconhecido como Remarkable Festival pela European Festivals Association através da atribuição do selo EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe) desde 2017.

Inscrições em http://bit.ly/gravissimo-2023

Fonte: GC|AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.