Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Em Fátima

Governo assina contratos de financiamento PRR para mais de 8.300 vagas em creche 

Ana Mendes Godinho

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, presidiu esta segunda-feira, dia 15 de maio, em Fátima, à entrega de contratos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a disponibilização de um total de 8.337 lugares em creche, em todo o país.

Os acordos de financiamento foram celebrados com instituições do setor social e com autarquias, sendo 153 as candidaturas aprovadas para requalificação e alargamento da rede de equipamentos sociais. O investimento total nestes equipamentos é superior a 72 milhões de euros, com uma componente de 25 milhões de euros de financiamento público, através do PRR.

A cerimónia contou também com a presença da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e do secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro.

Com os novos lugares, amplia-se a capacidade de resposta em creche, numa altura em que a gratuitidade, através da medida “Creche Feliz”, beneficia já mais de 58.000 crianças.

«Se somarmos ao que já tínhamos aprovado pelo PRR e PARES [Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais], significa que estamos a aumentar a capacidade de resposta em 15 mil lugares», referiu a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Ana Mendes Godinho comprometeu-se a eliminar a burocracia em projetos para servir as crianças, de modo a garantir que o investimento «rapidamente chegue ao terreno». «Para isto, é preciso simplificarmos todos os processos que não acrescentam valor e, portanto, têm aqui o meu compromisso de eliminar toda a burocracia que não acrescenta valor, para que estes projetos aconteçam e estejam a serviço das crianças», afirmou a governante.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.