Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

No Museu do Vinho e Museu Raul da Bernarda

Museus municipais de Alcobaça associam-se às comemorações europeias do "Bom Dia Cerâmica"

Desde 2017 que o Município de Alcobaça participa na iniciativa europeia “Bom Dia Cerâmica”, que assinala o Dia Europeu da Cerâmica, uma das principais iniciativas de marca das cidades cerâmicas a nível europeu que envolve cerca de 200 cidades por toda a Europa.

A realização da jornada “Bom Dia Cerâmica” será no terceiro fim de semana de maio em toda a Europa Cerâmica, como em Portugal. O conjunto das 26 cidades e vilas portuguesas que compõem a AptCVC (Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas) organizarão as mais variadas atividades para reforçar a presença e imagem da cerâmica no nosso país. O Município de Alcobaça, um dos municípios fundadores da AptCVC, associa-se ao programa europeu e nacional com um conjunto de iniciativas que não deve perder.

20 e 21 MAI
Bom Dia Cerâmica!
Museus Municipais

Comemoração do Dia Europeu da Cerâmica, evocado como “Bom Dia Cerâmica!”, uma das principais iniciativas de marca das cidades cerâmicas a nível europeu que envolve cerca de 200 cidades por toda a Europa. A realização da jornada BOM DIA CERÂMICA será no terceiro fim de semana de maio em toda a Europa Cerâmica, como em Portugal. O conjunto das 26 cidades e vilas portuguesas que compõem a AptCVC organizarão as mais variadas atividades para reforçar a presença e imagem da cerâmica no nosso país. O Município de Alcobaça, um dos municípios fundadores da AptCVC, associa-se ao programa europeu e nacional com um conjunto de iniciativas que não deve perder.

20 Maio
15h – Inauguração
Teresa e os Pintores da Loiça Artística de Alcobaça
Exposição Temporária no Museu do Vinho de Alcobaça

A presente exposição é sustentada por setenta e cinco peças de quinze exímios pintores da antiga Fábrica Raul da Bernarda, produzidas num dos períodos áureos da sua produção, a década de 40 (séc. XX).
Adega dos Balseiros | Público Geral | Entrada livre
21 maio a 2 julho – 3.ª feira a domingo: 10h00 às 12h00 – 14h00 às 17h00

16 Horas
Pintura ao Vivo
Museu do Vinho de Alcobaça

Demonstração de pintura ao vivo dos antigos pintores da Fábrica Raul da Bernarda (década de 70, séc. XX): João Xavier, Fernando Lisboa, João Quitéria, José Lourenço, Vítor Lourenço, Fernando Jacomo, Júlio Semião.
Adega dos Balseiros | Público Geral | Entrada livre

21 Maio
10h

Objeto Escolha #2: Angus Suttie Escultura Cerâmica
Instalação Museológica no Museu Raul da Bernarda

Este objeto escolha é dedicado a Angus Suttie (26/11/1946 – 17/6/1993), ceramista britânico que foi uma das mais importantes referências da cerâmica contemporânea a nível mundial.

Público Geral | Entrada livre
20 maio a 17 setembro – 4.ª feira a domingo: 10h00 às 12h30 – 14h00 às 17h30

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.