Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Cátedra atribuída à ESAD.CR. foi reorganizada e prevê vários projetos em 2023

Politécnico de Leiria renova cátedra da UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade

Escola Superior de Arte e Design do Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria renovou a Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, por um novo quadriénio, ou seja, até ao final de 2026.

Associada à Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, a Cátedra atribuída em 2018 pela UNESCO centrou desde o início o seu âmbito nas áreas de especialidade dos cursos e docentes da Escola. Focou-se em gestão das artes e da cultura e da experiência e trabalho de investigação do falecido professor João Bonifácio Serra, no cruzamento entre os estudos urbanos e as políticas públicas para a cultura.

Para pedir a renovação à UNESCO, o Politécnico reorganizou a Cátedra, com a entrada de uma nova coordenadora técnico-científica, a professora Lígia Afonso, e de uma nova equipa executiva, com os professores João dos Santos, Philip Cabau Esteves, Ana João Romana e Carla Cardoso, com o apoio técnico especializado de Sónia Gonçalves.

Esta renovação dá continuidade às iniciativas dos primeiros anos de vigência da Cátedra, como o Cubículo e o Observatório Living Cities, e permite retomar atividades em 2023 como o Fórum Artes e Sustentabilidade, o Mirror Identity Drawing, e o Hermes. Lança também articulações internacionais com outras cátedras e universidades na participação em projetos de cooperação e representação.

As publicações são projetos que avançam este ano. É o caso da copublicação de Expansive Territories, de Diogo Alvim e Matilde Meireles, do coletivo OSSO, da copublicação, com o LIDA, do livro ‘As Gárgulas da Torre do Tombo’, resultado de uma investigação de João Bonifácio Serra, e a publicação de ‘Práticas Artísticas e Sociais Comunitárias’, a partir do encontro Learning from the Territory – Social and Artistic Community Practices realizado na ESAD.CR em novembro.

A coorganização da Conferência Europeia em Educação Cultural e Direitos Culturais dos Jovens, uma iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA), e do encontro sobre o impacto das práticas musicais no desenvolvimento humano e das comunidades, em parceria com Musicalmente e a Leiria Cidade Criativa da Música, são outras atividades previstas pelo Politécnico.

A instituição irá representar Portugal no Quadro Mundial da UNESCO sobre Educação Cultural e Artística, com a Direção-geral de Ensino Superior e o PNA, para a conferência mundial a realizar nos Emirados Árabes Unidos.

Está ainda prevista a participação no painel Art x Reimagining Democracy, no The State of The Arts Night, no Hirshhorn Museum – The Smithsonian Institution, Washington DC, uma iniciativa da União Europeia que celebra a importância da expressão artística numa sociedade pós-pandémica.

A missão da cátedra está alinhada com os fins da rede UNITWIN, através da qual a UNESCO promove o desenvolvimento de competências nas instituições de ensino superior e investigação, mediante o intercâmbio e a partilha do saber em prol de um espírito de solidariedade internacional.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.