Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Arte e Sustentabilidade em prol de uma comunidade local ativa na revitalização de um jardim público

Associação Emerge promove em Torres Vedras revitalização do jardim público da Casa Azul

Inês Ferreira-Norman, José Sabugo, Luís Nobre e Pedro Gramaxo vão desenvolver intervenções artísticas

O Jardim Azul é um projeto de arte e sustentabilidade, dinamizado pela EMERGE – Associação Cultural, em prol de uma comunidade local ativa e unida com o objetivo de revitalizar o jardim público da Casa Azul, em Torres Vedras, onde estão sediadas diversas associações locais. Este projeto teve o seu início em 2021 e procura ter continuidade envolvendo também outras entidades por meio de parcerias para a revitalização e dinamização deste espaço.

Neste jardim, no centro histórico da cidade de Torres Vedras, pretende-se devolver a este a sua beleza, de forma a que a população local possa usufruir de um espaço ao ar livre, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida, em particular da população idosa ou com mobilidade reduzida. Além disso, procura-se que este projeto crie uma relação mais ampla com a cidade de Torres Vedras dos seus habitantes, ao mesmo tempo que promove o aproveitamento de recursos e a consciencialização para uma vida mais sustentável.

Neste sentido, o projeto atua em quatro eixos – reenergizador, relacional, intervertido e atirador – segundo os quais existem diversas ações planeadas assentes no conceito de growing programming, entre as quais se incluem oficinas, conversas, exposições, intervenções artísticas, leituras de livros, micro-concertos, entre outros. Estão a ser preparada oficinas de compostagem orgânica, de pigmentos naturais e eco-artes, bem como um Curso de Introdução ao Design de Permacultura e uma Convergência de Permacultura & Ambiente, juntamente com diversos parceiros.

Segundo os eixos mencionados, pretende-se levar a cabo um processo de revitalização do solo, procedendo à reorganização estrutural com a relocalização das plantas existentes tornando-as mais eficientes, criando assim um jardim biológico e auto-sustentável, numa lógica de permacultura. Procura-se o envolvimento e participação ativa da comunidade local nestas ações desde o estágio inicial do projeto, por forma a criar uma relação de proximidade e identidade com o jardim. As atividades são destinadas a diferentes públicos-alvo, sendo algumas dedicadas a crianças e outras para o público em geral.

Uma vez que este projeto está assente também na arte, pretende-se receber intervenções artísticas em torno do jardim, seja de forma permanente ou efémera, estabelecendo pontes de afinidade com as energias que emanam da sua história e da sua configuração atual. Os artistas convidados, que apresentarão projetos próprios a implementar neste jardim, são Inês Ferreira-Norman, José Sabugo, Luís Nobre e Pedro Gramaxo.

Sobre a Emerge – Associação Cultural

A Emerge é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2016 em Torres Vedras, que tem como principal objetivo promover arte contemporânea produzida por artistas emergentes. Esta promoção é levada a cabo através dos vários projetos desenvolvidos em parceria com instituições públicas e privadas, curadores, artistas, galerias, entre outros, abordando temas prementes da arte contemporânea.

Sobre a Casa Azul

A Casa Azul é um espaço de programação em artes visuais da EMERGE — Associação Cultural, cedido pelo Município de Torres Vedras, que promove artistas emergentes e a experimentação plástica.

Jardim Azul

Morada | Avenida Tenente Valadim 17, 2560-336 Torres Vedras
Inscrições | link de formulário
Download de imagem | link download
Redes sociais | disponíveis em breve

Para mais informações ou pedidos de material |
Marisa Bernardes – marisa@emerge-ac.pt – + 351 91 721 52 85

Datas das atividades

Convocatória para introdução ao projeto Jardim Azul | 25 de maio, 18h30
Atividade de Compostagem | 27 de maio, 10h00
Nota: Serão conduzidas outras atividades neste âmbito, a serem anunciadas em breve

Apoios | Câmara Municipal de Torres Vedras
Co-organização | EMERGE, Live with Earth, Matéria Cíclica, SMAS compostagem
Direção artística e curadoria | Jorge Reis
Gestão de projeto | Daniela Ambrósio
Produção executivo | Débora Augusto
Fotografia e comunicação | Marisa Bernardes

Fonte: Emerge

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.