Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Projeto “Estou na Linha”

Estudo do ACeS Oeste Norte mostra crianças de Alcobaça com níveis normais de peso

O Município de Alcobaça, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Alcobaça – Nazaré (Equipa de Saúde Escolar) do ACeS Oeste Norte desenvolveu recentemente o Projeto “Estou na Linha”, um rastreio de obesidade infantil nas crianças do ensino pré-escolar e 1ª ciclo do ensino básico das escolas do concelho. O rastreio realizou-se entre os meses de janeiro e abril de 2023, sendo os casos considerados de risco (percentil IMC superior a 95) encaminhados para o respetivo médico de família. O estudo abrangeu 82% das crianças do jardim de infância e 85% dos inscritos no 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostram que a grande maioria das crianças do pré-escolar (78%) e do 1º ciclo (74%) apresentam níveis normais de IMC (índice de massa corporal).

Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, “é muito importante ter a noção concreta da realidade local do concelho a nível da obesidade infantil, tendo em conta que os recentes números apontam para os 30% de crianças com excesso de peso em Portugal. Vivemos num tempo em que a alimentação e sedentarismo contribuem seriamente para estilos de vida pouco saudáveis e as nossas crianças são vítimas desta questão. Cabe a nós, quer como responsáveis políticos mas também como pais, trabalhar para inverter esta tendência. Estes resultados são no entanto, motivadores e refletem naturalmente todo o trabalho de promoção de alimentação saudável que a Câmara Municipal de Alcobaça tem vindo a efetuar desde 2005, com a distribuição de fruta nas escolas, ou a dinamização local do projeto “Heróis da Fruta” desde 2014”.

Consulte em baixo a análise dos resultados do projeto “Estou na Linha”.

PROJETO “ESTOU NA LINHA” – APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

Com o objetivo de controlar o excesso de peso e obesidade infantil no concelho de Alcobaça, a Divisão da Felicidade, Saúde e Bem-Estar do Município de Alcobaça em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Alcobaça Nazaré (Equipa de Saúde Escolar) ACeS Oeste Norte  desenvolveu o Projeto “Estou na Linha”.

Este projeto centrou-se em realizar um rastreio de obesidade infantil nas crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico das escolas do concelho entre os meses de janeiro e abril de 2023, sendo os casos considerados de risco (percentil IMC superior a 95) encaminhado para o respetivo médico de família.

Foram avaliadas 81,9% (n=502) crianças do jardim de infância (das 613 inscritas) e  84,6% (n=1484) do 1º ciclo do ensino básico (das 1755 inscritas) obtendo-se os seguintes resultados:

Jardim de infância

Da totalidade dos alunos rastreadas constatou-se que 4% apresenta o percentil peso abaixo do recomendado, 78% apresenta dentro dos valores recomendados, 13% apresenta excesso de peso e 5% apresenta obesidade.

3,6% (n=18) crianças do pré-escolar, com percentil IMC superior a 95, foram encaminhadas para o Médico de Família. As restantes (n=5) encontram-se devidamente acompanhadas pelo que não foram encaminhadas.

 

 

 

 

 

1º Ciclo do Ensino Básico

Da totalidade de crianças rastreadas constatou-se que 3% apresenta o percentil peso abaixo do recomendado, 74% apresenta dentro dos valores recomendados, 16% apresenta excesso de peso e 6% apresenta obesidade.

5,7% (n=85) crianças do 1º ciclo, com percentil IMC superior a 95, foram encaminhadas para o Médico de Família. As restantes (n=6) encontram-se devidamente acompanhadas pelo que não foram encaminhadas.

A obesidade infantil é um dos mais sérios desafios de saúde pública do século XXI, tendo atingindo proporções epidémicas. Atualmente, é a doença pediátrica mais prevalente ao nível mundial. Estima-se que, em todo o mundo, cerca de 200 milhões de crianças em idade escolar apresentem excesso de peso, das quais 40 a 50 milhões são obesas.

No que diz respeito à postura do Município de Alcobaça face a este problema, desde 2005 que são desenvolvidos variados projetos de Educação Alimentar junto da comunidade escolar (quer alunos do JI e EB1 quer, encarregados de educação e pessoal não docente) em prol da promoção de hábitos alimentares saudáveis, implementação de projetos nacionais tais como:

“Regime Escolar – distribuição de fruta nas escolas” : desde 2010 que são distribuídas 2 peças de fruta/ hortícolas por semana a todas as crianças do 1º ciclo do ensino básico. Em 2018 a medida foi alargada para mais 3 dias, garantindo assim fruta gratuita durante toda a semana. Em 2019 a medida foi alargada a todas as crianças do jardim de infância.

“Heróis da Fruta – lanche escolar saudável” (parceiro do projeto desde 2014).

É efetuado o acompanhamento das refeições escolares de forma a garantir que as mesmas são equilibradas, saudáveis, e que vão de encontro com as recomendações do Ministério da Educação (Circular nº 3097/DGE/2018 – Orientações sobre ementas e refeitórios escolares) e também, acompanhamento dos alunos no momento da refeição, estimulando e promovendo ao consumo de alimentos que habitualmente rejeitam, nomeadamente sopa e legumes/ hortícolas.

Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.