Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/29

Assinalando o Dia Mundial do Ambiente nos dias 3, 4 e 5 de junho

LeiriaShopping procura voluntários para ação de limpeza do Pinhal de Leiria

Cartaz

Tendo por objetivo manter a conservação de uma das zonas mais autênticas do Pinhal de Leiria, o LeiriaShopping, Centro Comercial gerido e comercializado pela CBRE, desafia toda a população da região a juntar-se na ação de limpeza da zona florestal da Mata do Urso e da Lagoa da Ervedeira, assinalando assim o Dia Mundial do Ambiente.

Nos dias 3, 4 e 5 de junho, entre as 08h30 e as 10h30, a iniciativa “De Que Lado Estás?” será centrada na recolha de lixo e no controlo de espécies invasoras, ao mesmo tempo que se vai aprendendo mais sobre a fauna e flora do Pinhal de Leiria e da sua importância na biodiversidade nacional. As inscrições para participação nesta ação já estão disponíveis, tanto no site oficial do LeiriaShopping, como através das suas redes sociais.

Realizada em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria, o convite está aberto a todos que queiram aparecer e o ponto de encontro dos voluntários será pelas 08h00 no Parque de Merendas da Lagoa da Ervedeira – Mata do Urso.

O Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Leiria acompanhará o LeiriaShopping e os participantes, partilhando quais os seus atuais compromissos na área, dando orientação e apoio durante os três dias da ação.

“Tendo em conta que, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 80% do País já se encontra em situação de seca, com tendência de agravamento nos meses de maior calor, torna-se imperativo alertar a população para uma mudança drástica nos seus comportamentos, de forma a evitar situações como as ocorridas na região em de 2017 ou como as do ano passado. Prevê-se um ano complicado a nível de incêndios pelo que cabe a cada um de nós a responsabilidade de ajudar, ao máximo, a Proteção Civil e as corporações de Bombeiros. Enquanto membro integrante da comunidade de Leiria, o LeiriaShopping utiliza os meios que tem ao seu alcance para sensibilizar e juntar a população para fazer acontecer uma ação que tenha um impacto real”, afirma Rui Conceição, diretor do LeiriaShopping.

“Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de Responsabilidade Ambiental da Câmara Municipal de Leiria, que tem por objetivo o desenvolvimento de ações de restauro ecológico e reflorestação das áreas do concelho, envolvendo a comunidade, numa lógica de educação ambiental e compromisso para com a recuperação dos ecossistemas e sua respetiva manutenção”, afirma Luís Lopes, vereador do Pelouro Ambiente, Proteção Civil e Mobilidade.

Esta é a primeira parte de um plano anual definido pelo LeiriaShopping, em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria, de apoio à reflorestação e conservação do Pinhal de Leiria, com mais atividades planeadas até ao final do ano.

2017 foi um ano que ficará para sempre marcado na História do concelho de Leiria, em especial no Pinhal de Leiria. Uma das maiores áreas naturais históricas de Portugal foi fustigada por diversos incêndios que deflagraram em mais de nove mil – dos onze mil hectares plantados – destruindo plantas, animais e até habitações. Apesar de parte do espaço já ter sido replantado, esta continua a ser uma zona de principal preocupação de populações e entidades da Proteção Civil durante os meses de maior calor.

A campanha “De que lado estás?” está inserida no programa “Caring for Communities”, lançado em 2022 pela CBRE, tendo por objetivo impactar positivamente as comunidades nas quais se insere através dos ativos que tem no seu portefólio de gestão. Com esta iniciativa, a consultora acompanha os seus clientes na definição e operacionalização de diversas ações sociais e ligadas à sustentabilidade que amplifiquem os seus compromissos nesta área. Esta campanha ambiental demonstra o compromisso contínuo da CBRE em promover ações com impacto social significativo.

     Fonte: hkstrategies

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.