Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/18

Segunda edição do evento com novidades no programa científico

Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral organiza em Peniche 2º encontro AVC 360º- Integrar e Aplicar

Dr. Alexandre Amaral e Silva

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) organiza, nos próximos dias 2 e 3 de junho, a segunda edição do evento “AVC 360º – Integrar e Aplicar”. A reunião decorre em formato presencial no Hotel MH Atlântico, em Peniche, sob a coordenação do Dr. Alexandre Amaral e Silva que explica que “o objetivo desta iniciativa formativa é criar um espaço de discussão interativo assente em casos práticos do dia a dia da gestão do doente com AVC”.

O “AVC 360º – Integrar e Aplicar” caracteriza-se pelo seu cariz essencialmente prático e multidisciplinar e, uma vez mais, destina-se a todos aqueles que se interessam e se dedicam à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos doentes com AVC, com particular destaque para a Medicina Geral e Familiar.

“À semelhança da edição anterior, também este ano vamos ter uma reunião muito enriquecedora, com mesas constituídas por especialistas de diferentes áreas como a Neurologia, a Neuroradiologia, a Medicina Interna, a Cardiologia, a Endocrinologia, a Cirurgia Vascular, a Medicina Física e Reabilitação e a Medicina Geral e Familiar”, explica o médico neurologista.

Para além do programa científico abrangente, que toca em todos os aspetos e etapas da doença vascular cerebral, este ano o evento realiza, pela primeira vez, a sessão “Perguntas Fáceis, Respostas Difíceis” que envolve um conjunto de profissionais dedicados ao estudo do AVC e onde todos os participantes podem colocar as suas questões”, avança o especialista, que pertence à Direção da SPAVC.

Ainda sobre as novidades que os participantes vão poder encontrar, o médico salienta que “este ano, procuramos alargar os espaços de discussão em cada uma das mesas de forma a estimular ainda mais a partilha de visões e opiniões”.

Depois do sucesso da primeira edição, a SPAVC apresenta, para este ano, um programa igualmente excelente, com foco nas principais novidades nas áreas da hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes, doença aterosclerótica e cardioembolismo. Além disso, temas como o risco cardiovascular, a reabilitação e a reintegração dos doentes com AVC e a imagiologia vascular também integram o programa deste ano.

“O objetivo é proporcionar uma visão atualizada dessas áreas, destacando avanços recentes, tendências e as melhores práticas”, destaca o coordenador do evento. “Com um programa tão amplo esperam-se trocas de conhecimentos e experiências enriquecedoras que melhorem a abordagem do AVC, bem como os resultados clínicos e a qualidade de vida dos doentes”, acrescenta.

A presença de especialistas de renome de diversas áreas nesta reunião é essencial para promover o debate e facilitar a partilha de experiências entre os participantes. Para o Dr. Alexandre Amaral e Silva, “esta troca de conhecimentos é de extrema importância para ajudar os profissionais de saúde a encontrarem respostas para os desafios diários que enfrentam na gestão dos doentes com AVC. O vasto know how dos oradores convidados contribui para uma abordagem mais abrangente e eficaz da gestão do AVC ao mesmo tempo que enriquece a reunião com informações atualizadas e estratégias inovadoras”.

Tal como na primeira edição, o evento termina com a caminhada “Stroke Sunset”, uma ação de educação para a saúde que percorre as ruas de Peniche com o objetivo de divulgar mensagens importantes relacionadas com a prevenção, com identificação dos sinais de alarme do AVC e promoção de estilos de vida saudáveis.

“Esta caminhada, dirigida aos participantes do evento e à população local, visa a sensibilização do público através da distribuição de folhetos informativos enquanto promove a prática de exercício físico com a cidade de Peniche como pano de fundo”, finaliza.

Todas as informações sobre o “AVC 360º – Integrar e Aplicar” e o formulário de inscrições online encontram-se disponíveis em: bit.ly/3Bv8NSL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.