Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/22

Covilhã

Turismo do Centro homenageia Alexandre Patrício Gouveia e outras personalidades e instituições da região

Homenagem aos presidentes das Entidades Regionais de Turismo que terminam este ano o mandato

A Turismo Centro de Portugal homenageou, no dia 30 de maio, nove personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do turismo na região Centro de Portugal. Presidido pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o jantar foi um dos pontos mais altos do 9.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre na Covilhã. Durante o jantar oficial foram entregues também os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico e do concurso de Teses Académicas.

A homenagem aconteceu durante o Jantar Oficial “Vê Portugal”, que teve lugar no Hotel Dona Maria, na Covilhã, num dos momentos altos do 9.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre nesta cidade de 29 a 31 de maio. Após discursos de boas-vindas, por parte de Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, foram revelados os homenageados. As homenagens foram entregues pela Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal e pela Ministra Ana Abrunhosa.

Os homenageados foram:

– Personalidade: três presidentes das Entidades Regionais de Turismo que terminam este ano os seus mandatos, nomeadamente João Fernandes (ERT Algarve), Victor Costa (ERT Lisboa) e Vítor Silva (ERT Alentejo).

– Personalidade / Reconhecimento: Alexandre Patrício Gouveia (a título póstumo).

– Sustentabilidade: Chão do Rio, Turismo de Aldeia em Travancinha, Seia.

– Hotelaria: Casa Grande de Loureiro, em Tábua.

– Restauração: Restaurante Vallécula, em Valhelhas, na Guarda,

– Marca: Água de Luso, na Mealhada.

– Eventos: Boom Festival, em Idanha-a-Nova, e Festa dos Tabuleiros, em Tomar.

Pedro Machado foi igualmente homenageado por parte dos três presidentes das ERT cessantes, uma vez que o presidente da Turismo Centro de Portugal também termina funções este ano.

Prémios José Manuel Alves e prémios de teses académicas

No decorrer do Jantar Oficial foram também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro. Os prémios recebem o nome do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, numa homenagem ao homem que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.

O júri final desta oitava edição, composto por Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), premiou os seguintes projetos: 1.º classificado – “O Nosso Fado” (Ricardo Cunha e Romane Forgue); 2.º classificado – “Coimbra Experiences Hub” (Portugal Green Travel); 3.º classificado – “Vista da Torre” (Daniela Batista, Mark McClure e Adriana Mesquita).

O Concurso de Teses Académicas – de mestrado e de doutoramento – tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

Este ano, o júri final da sétima edição do concurso, composto por Alexandra Rodrigues (CCDRC) e Adriano Costa (Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda), distinguiu as seguintes Teses: Doutoramento – “A co-criação enquanto impulsionadora de experiências enogastronómicas” (Mariana Sousa e Silva Cabral de Carvalho); Mestrado – “A regeneração do património olivícola em Portugal com suporte no Turismo Criativo“ (Inês Costa Soares).

Houve ainda tempo para a atribuição dos prémios “Best of Responsible Trails”. Estes são promovidos pela A2Z Consulting e distinguem anualmente os percursos ao ar livre (walking e cycling) que se destacaram no ano anterior pelas melhores práticas, com a atribuição dos “Best of Responsible Trails”, em três categorias (Inteligente, Conservação e Comunidade).

Venceram, na categoria Comunidade, a caminhada PR 1 LRA – Rota do Vale do Lapedo, em Leiria; na categoria Conservação, a caminhada PR17 CVL – Rota das Pontes, na Covilhã; e na categoria Inteligente, a Grande Travessia Montanhas Mágicas em BTT.

O Jantar Oficial terminou com um discurso de encerramento por parte da ministra Ana Abrunhosa.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.