Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Serviço de Oncologia Médica, Hospital de Dia Polivalente e Cuidados Paliativos

Centro Hospitalar de Leiria junta três serviços em nova unidade multidisciplinar

Hospital de Santo André

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reformulou o espaço da antiga ADR-SU (Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória no Serviço de Urgência), no piso 02 do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e junta o Serviço de Oncologia Médica, o Hospital de Dia Polivalente e a Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP). O novo espaço já está em funcionamento desde o dia 24 de julho, e o acesso dos utentes é feito a partir do exterior, cuja entrada localiza-se em frente ao parque de estacionamento 3.

Este projeto de reformulação contou com um investimento aproximado de 600 mil euros, considerando cerca de 353 mil euros relativos à empreitada e perto de 243 mil euros gastos com equipamentos. A obra permitiu aumentar a capacidade e a qualidade de resposta das áreas médicas envolvidas, aumentar o número de gabinetes médicos, e melhorar as condições de atendimento e tratamento dos doentes e as condições de trabalho dos seus profissionais.

O Hospital de Dia é uma unidade orgânica funcional, onde o doente pode receber os cuidados de saúde de diagnóstico ou terapêutica de forma programada e que permanece sob vigilância médica ou de enfermagem, por um período inferior a 24 horas. O novo espaço conjunto disponibiliza uma sala de tratamentos para quimioterapia, que garante a privacidade do doente, três salas de tratamentos para doentes não oncológicos, uma sala para instalação vesical, cinco gabinetes médicos, gabinete do enfermeiro chefe, sala de medicação, gabinete de trabalho, gabinete para colheitas de enfermagem, sala de reuniões, área de admissão e sala de espera, gabinete para pequenas cirurgias, vestiários, instalações sanitárias, sujos e limpos, e copa para profissionais.

A unidade multidisciplinar funciona de segunda a sexta-feira, de acordo com os seguintes horários: Hospital de Dia Polivalente e Serviço de Oncologia Médica (Hospital de Dia de Oncologia, consulta de Oncologia Médica e reunião de Decisão Terapêutica), das 8h00 às 20h00; e EIHSCP, das 9h00 às 18h00, que abrange consulta e hospital de dia. Destaca-se ainda que no Hospital de Dia Polivalente é feita a administração terapêutica e procedimentos de diagnóstico e terapêuticas nas áreas de Cirurgia Geral, Dermatologia, Gastrenterologia, Hematologia, Medicina Interna, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, destaca que «as antigas instalações do Hospital de Dia Polivalente, do Serviço de Oncologia Médica e da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do CHL não acompanharam o crescimento assinalável dos últimos anos da sua atividade assistencial, pelo que era premente garantir um novo espaço que permitisse a consolidação dessa evolução e assegurar melhores condições de trabalho para os profissionais que integram estas equipas especializadas».

«O novo espaço multidisciplinar foi concebido de acordo com as necessidades destes serviços, possibilita uma melhor prestação de cuidados, com mais condições, e assegura um maior conforto para os nossos utentes», sublinha Licínio de Carvalho.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.