Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Terceiro livro da coleção Cadernos de Teatro de Marionetas S.A. Marionetas

S.A.Marionetas lança livro Teatro Dom Roberto, pela mão do palheta José Manuel Valbom Gil

José Gil, no teatro Dom Roberto

Integrado nas comemorações dos 25 anos da companhia, a S.A.Marionetas vai fazer o lançamento do terceiro livro da coleção Cadernos de Teatro de Marionetas S.A. Marionetas com o título Teatro Dom Roberto, pela mão do palheta José Manuel Valbom Gil, dia 09 de Setembro às 22h00 na Casa da Marioneta em Agualva/Sintra integrado no festival É Só Palheta.

Trata-se da transcrição de todos títulos apresentados pelo marionetista José Manuel Valbom Gil do reportório do teatro tradicional português, o Teatro Dom Roberto. Em 2021 este teatro ficou Inscrito no Inventário Nacional do Património Imaterial – INPCI_2021-003.

A apresentação do livro será feita pelo Ator/Marionetista Nuno Correia Pinto,  encenador, ator e marionetista da companhia Chão d´Oliva.

Estes Cadernos sairão ao longo do ano de 2023 com os textos originais criados pelos elementos base da companhia, José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre ao longo deste percurso. Todas as peças estiveram ou ainda estão em cena.

Uma seleção de guiões para teatro de marionetas em português e de autores portugueses que, entre os três autores, já ultrapassam as 50 obras escritas e colocadas em cena. Pretende-se assim preservar para memória futura o trabalho realizado ao longo destes 25 anos pela companhia S.A.Marionetas deixando desta forma um legado para o repertório do teatro de marionetas português.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.