Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/17

Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”

Iniciativa de recolha de fundos para apoiar mais vulneráveis no acesso ao medicamento chega ao Distrito de Leiria

A 10.ª edição da campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” irá decorrer de 11 a 20 de dezembro nas mais de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão pode doar o troco das suas compras, na Farmácia, ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude, para ajudar famílias em situação de pobreza a aceder aos medicamentos de que precisam.

A Associação Dignitude alerta para o agravamento das dificuldades económicas de milhares de famílias em Portugal. Um estudo recente da Universidade Nova de Lisboa dá conta de que a proporção de famílias desfavorecidas que reporta não ter adquirido todos os seus medicamentos, ultrapassa os 50%.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente à Campanha ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

“É com genuína satisfação que nesta 10.ª edição da Campanha ‘Dê Troco a Quem Precisa’ vemos a escolha da Associação Dignitude recair sob uma farmácia do Concelho do Bombarral. As questões de saúde dos nossos munícipes são, para nós, uma prioridade, motivo pelo qual não só nos juntamos a esta campanha, como mantemos o Programa abem: ativo no nosso concelho há vários anos”, explica Fátima Coelho, Vereadora com o Pelouro da Ação Social na Câmara Municipal do Bombarral.

“As Farmácias nunca se demitem da sua matriz social na promoção da saúde da comunidade. Cuidar das pessoas que confiam em nós assume muitas formas. Todos os dias, trabalhamos para que o medicamento certo chegue à pessoa certa. A promoção do acesso ao medicamento faz parte das prioridades da Farmácia Comunitária e estamos numa posição privilegiado para poder contribuir. Um contributo lógico e óbvio é a nossa associação à Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”. Acompanhamos esta iniciativa desde a sua criação e sabemos que temos feito parte de um projeto de mérito e que tem feito a diferença na vida das pessoas. Este ano, voltamos a dar troco a quem precisa, a bem da saúde das pessoas.”, explica Ana Tenreiro, farmacêutica da Farmácia Miguel.

Só no distrito de Leiria existe uma rede de 58 farmácias abem: à qual mais de 1.234 beneficiários já puderam aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 93.747 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.

Atualmente, a Rede abem: conta com 10 entidades referenciadoras no distrito de Leiria: Municípios de Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Pombal, Porto de Mós, União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório

Programa abem: já apoiou mais de 35.000 pessoas em Portugal

Os beneficiários do Programa abem são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como Autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa Farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos.

A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org.

Saiba onde pode doar o seu troco:

Farmácia Barros Pombal
Farmácia Branco Lisboa Caldas da Rainha
Farmácia Caldense Caldas da Rainha
Farmácia Campeão Alcobaça
Farmácia Central Peniche
Farmácia Central Caldas da Rainha
Farmácia de Salir Caldas da Rainha
Farmácia do Mosteiro Batalha
Farmácia Domingues Pombal
Farmácia Duarte Marinha Grande
Farmácia Ferreira Caldas da Rainha
Farmácia Foz do Arelho Caldas da Rainha
Farmácia Franca Bombarral
Farmácia Freitas Caldas da Rainha
Farmácia Henrique Leiria
Farmácia Laranjeira Pais Leiria
Farmácia Maldonado Caldas da Rainha
Farmácia Medeiros Ansião
Farmácia Miguel Bombarral
Farmácia Monte Real Leiria
Farmácia Rosa Caldas da Rainha
Farmácia Rostos Caldas da Rainha
Farmácia S. Sebastião Alcobaça
Farmácia Sanches Leiria
Farmácia Santa Catarina Caldas da Rainha
Farmácia Serra Peniche
Farmácia Sol Leiria
Farmácia Taveira Alcobaça
Farmácia Vida Leiria
Farmácia Vital Óbidos

Sobre a Associação Dignitude

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira e Ana Paula Martins.

Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador da Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem: está presente em todo o país, incluindo regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer família em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciada, cada elemento da família tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à comparticipação de medicamentos aos beneficiários abem

 Fonte: WLPartners

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.