Edição: 280

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/3/1

ULSO inclui freguesias de Alcobaça e Mafra

Unidade Local de Saúde do Oeste inicia atividade em 1 de janeiro de 2024

A partir de 1 de janeiro de 2024 será criada uma nova entidade – Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) – que irá agregar o Centro Hospitalar do Oeste com o ACES Oeste Norte (Centros de Saúde do Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche) e o ACES Oeste Sul (com exceção do Centro de Saúde de Mafra).

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E. prevê que com a criação da ULSO exista uma maior integração de cuidados, maior capacidade de resposta e apoio à população e que sejam potencializados ganhos em saúde para toda a população da região Oeste.

No decorrer dos últimos meses, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste em conjunto com a Direção Executiva do ACES Oeste Sul e com a Direção Executiva do ACES Oeste Norte trabalharam em conjunto no processo de desenvolvimento da ULSO, com o objetivo de garantir que, no dia 1 de janeiro de 2024, exista uma estrutura apta a receber a nova dinâmica e organização que será nova para todos os Profissionais.

Salienta-se que o processo de transição para a nova entidade não implicará constrangimentos na prestação de cuidados, nem exigirá por parte dos utentes, alterações no relacionamento com as várias Instituições que irão integrar esta nova Entidade.

A população residente da área geográfica de influência da ULS do Oeste será de 235.231 habitantes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km2.

Atualmente o Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 298.390 habitantes.

   Fonte: GC|CHO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.