Edição: 280

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/3/1

No âmbito de um programa de reflexão sobre os conflitos

Pedro Cantinho Pereira vai apresentar em Alcobaça o livro “Um Judeu Português em Istambul”

Pedro Cantinho Pereira

A apresentação do livro ” Um Judeu Português em Istambul”, de Pedro Cantinho Pereira, terá lugar no dia 27 de janeiro no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça e no dia 29 de janeiro no auditório da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça (ESDICA). Estas apresentações/debates, com a presença de Manuela Lourenço, diretora do agrupamento de Escolas de Cister, servirão de mote para um conjunto de atividades que se irão realizar na ESDICA e no Armazém das Artes com sessões de cinema e workshops de fotografias com fotógrafos da nossa praça para uma reflexão sobre os conflitos.

    Sinopse

Este livro conta a história de vida romanceada de Jacques Joseph Abravanel, judeu sefardita português, nascido em Salónica em 1906 e falecido em Istambul em 1993, onde foi cônsul honorário de Portugal, desde 1934 até à sua morte.

Através da história de Jacques Joseph Abravanel, presumível descendente do grande teólogo, financeiro e estadista D. Isaac Abravanel, emergiram várias questões, tais como: a história dos judeus sefarditas no seio do Império Otomano, as ligações a Portugal, a importância da Turquia na fuga dos refugiados judeus durante a Segunda Guerra Mundial, a tentativa de extermínio do povo judeu na Europa, os remanescentes judeus no pós-guerra, o Processo Eichmann, a relação com Israel, a questão dos dilemas éticos, assim como o papel do homem face aos desafios da história e da existência.

Biografia

Pedro Cantinho Pereira nasceu em Lisboa, em 1955. Partiu para França, em setembro de 1975, onde exerceu as funções de professor de português e estudou na Universidade de Estrasburgo, tendo obtido o grau de mestre em História da Integração Europeia, pelo Instituto dos Altos Estudos Europeus. Entre 1989 e 1993 trabalhou na Coordenação-Geral do Ensino de Português em França, junto da Embaixada de Portugal em Paris. Regressou a Portugal em setembro de 1993, para exercer as funções de professor do ensino secundário, no Algarve. Em 2002, doutorou-se em História pela Universidade de Paris 1 (Panthéon – Sorbonne), com equivalência concedida pelo ISCTE, tendo iniciado então a sua carreira de professor universitário. Atualmente, exerce as funções de professor e diretor da Biblioteca no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Ensino Lusófona (Portimão). Autor de livros e artigos na sua área de especialidade, nomeadamente: Portugal e o Início da Construção Europeia, 1947-1953; A Sombra da Guerra. A História de Paul Freundlinch; Un «Malgré Nous» dans l’engrenage nazi. Les sacrifiés de l’Histoire [tradução adaptada]. Está a terminar um livro intitulado De Budapeste a Eretz Yisrael (1944 – 1948).

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.