Edição: 280

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/3/1

Um reforço do relacionamento entre a Universidade e o Município de Alcobaça

Universidade de Coimbra inaugura Biblioteca Infanto-Juvenil em Alcobaça

Margarida Anastácio, Hermínio Rodrigues e Amílcar Falcão

Instalada no edifício do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA), a nova Biblioteca Infantojuvenil da UC, inaugurada no dia 11 de janeiro, constitui um importante reforço da oferta do concelho de Alcobaça a este nível.

Trata-se de um novo acervo que a Universidade de Coimbra constitui em pleno centro da cidade de Alcobaça. O catálogo, atualizado todos os meses, dará acesso gratuito e permanente à literatura infantojuvenil mais recente publicada em Portugal.

A inauguração contou com a presença do vice-reitor da Universidade de Coimbra, Delfim Leão, da coordenadora do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, Margarida Anastácio, do diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Manuel Portela; da coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva e do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, entre outras entidades.

Este novo equipamento representa “um reforço do relacionamento entre a Universidade de Coimbra e o Município de Alcobaça, em linha com o que temos vindo a trabalhar desde há 23 anos, quando foi criado o CESUCA. Será um espaço aberto a toda comunidade que aumenta efetivamente o fundo documental acessível aos utilizadores da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, onde se encontram incluídas as Bibliotecas Escolares”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Hermínio Rodrigues.

“Este espaço não pretende fazer qualquer tipo de concorrência às várias bibliotecas já existentes no concelho. Pelo contrário, irá trabalhar em complementaridade com toda esta rede. Esta parceria com a Universidade de Coimbra tem vindo a dar passos significativos nos últimos anos, pelo que a consideramos como absolutamente estratégica para a qualidade da oferta do concelho em matéria de Educação e de Formação”, acrescentou.

O edil relembrou ainda todo o investimento realizado nos últimos anos pela Câmara Municipal em matéria de educação, “um pilar fundamental da nossa ação política”: criação de 5 Centros Escolares (Alcobaça, Benedita, Cela, Turquel e Alfeizerão), requalificação da Escola Frei Estevão Martins (em curso), conversão da EB2/3 de Pataias no futuro Centro Escolar da Freguesia (obra para arrancar em breve) e gratuitidade dos materiais escolares do 1º ao 6º ano de escolaridade.

Aproveitando a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Hermínio Rodrigues apelou ao reforço do relacionamento entre a Universidade de Coimbra e o Município de Alcobaça com a criação do Centro de Investigação e Experimentação Agrícola, Gastronómica e Tecnológica: “É um sonho que partilho com todos os alcobacenses e que merece o envolvimento de todos nós! Não tenho a menor dúvida de que o desenvolvimento económico e social de Alcobaça requer a concretização deste Centro do qual sairão quadros formados e preparados para impulsionar alguns dos nossos setores económicos mais estratégicos e emblemáticos. Será o culminar de uma estratégia conjunta já materializada com a criação do CESUCA (2001), do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Concelho de Alcobaça (2021) e do lançamento do pós-graduação em Património Alimentar e Desenvolvimento do Território que tem tido bastante sucesso, estando já na sua segunda edição.”

Para o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, “as Universidades têm nos dias de hoje responsabilidades que ultrapassam a formação. Pretendemos ser uma instituição integrada na comunidade, promotora do conhecimento e do consumo de literatura. Temos um papel importantíssimo na promoção da leitura junto dos mais jovens, hoje em dia muito focados nas novas tecnologias. Estou certo que esta biblioteca nos irá ajudar a cumprir essa missão.”

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Alfredo Fialho

Ainda a saborear os frutos do trabalho da vereadora