Edição: 280

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/3/1

Alcobaça

Ministra da Coesão Territorial inaugura em Alfeizerão 5º centro escolar da Carta Educativa de Alcobaça

Intervenção de Hermínio Rodrigues

“A nossa visão é garantir a coesão territorial através da igualdade de oportunidades de aprendizagem para as nossas crianças e jovens, de cada uma das freguesias, assegurando, para tal, as melhores condições para todos. Trabalhamos para que todo o concelho de Alcobaça fique servido das mais modernas infraestruturas de ensino e de formação”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Hermínio Rodrigues, na inauguração do Centro Escolar de Alfeizerão realizada esta tarde.

A cerimónia contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa que relembrou os 50 anos do 25 de Abril a propósito da “luta que todos os dias temos de travar pelos nossos direitos. Não há maior contributo para a liberdade do que a educação e o sentido de comunidade. É o que sinto hoje aqui em Alfeizerão; um verdadeiro espírito de comunidade. Espero que os vossos filhos saiam daqui crianças felizes e capazes de dar passos decisivos para o seu futuro e para a sua liberdade.”

Fachada do Centro Escolar de Alfeizerão

Em pleno funcionamento desde 2023, o Centro Escolar de Alfeizerão é uma infraestrutura de ensino com mais de 9 mil m2 de área requalificada, 8 salas de aula, campo de jogos, pátio de recreio, biblioteca e capacidade para 192 alunos. “Estamos a percorrer o caminho que devemos às nobres gentes desta freguesia histórica do nosso território”, frisou Hermínio Rodrigues.

O edil deixou um agradecimento à ministra da Coesão Territorial, considerando que tem manifestado “uma grande amizade para com os alcobacenses” e sublinhou a importância da entreajuda entre as famílias e os professores: “só trabalhando em conjunto conseguimos alcançar os melhores resultados em prol do desenvolvimento sustentado do nosso concelho. São todos vós que fazem a escola, a qual desempenha um papel único e insubstituível na vida das nossas crianças e dos nossos jovens de hoje, que serão os adultos de amanhã.”

Plateia da sessão inaugural

O Centro Escolar de Alfeizerão é o 5º centro escolar construído no âmbito da Carta Educativa do Município de Alcobaça, juntando-se aos de Alcobaça, Benedita, Cela e Turquel. Também no âmbito deste documento estratégico, está a decorrer a obra de requalificação da escola Frei Estevão Martins e será brevemente iniciada a da EB2/3 de Pataias, futuro Centro Escolar da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.