Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Saberes e sabores da culinária regional vão estar à prova durante 10 dias

Tasquinhas de Rio Maior regressam já no dia 1 de março

Cartaz

A Feira das Tasquinhas de Rio Maior abre portas a 1 de março e promete, durante 10 dias, dar a conhecer os saberes e sabores da culinária regional aos cerca de 100 mil visitantes que, ano após ano, se deslocam ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

16 Tasquinhas típicas, decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho, são geridas por quase um milhar de voluntários, que assumem durante todo o certame os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apresentando cada uma os pratos mais apetecidos da sua terra, do Ensopado de borrego ao cabrito serrano, passando pelas enguias fritas ou em ensopado, a chanfana, a dobrada com feijão branco, as favas, o polvo ou o sempre tão apetecido bacalhau assado, seja em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.

São estes alguns dos sabores, confecionados com o mesmo carinho e tradição das nossas mães e avós, que quem visita Rio Maior vai encontrar no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, no ano em que se realiza a 38ª edição deste certame.

Às Tasquinhas do Concelho juntam-se ainda, e mais uma vez, A Filarmónica Marialva, da cidade irmã Cantanhede, com o seu famoso Leitão à Bairrada e duas Tasquinhas com os tradicionais enchidos e queijos da Serra da Estrela e Alentejo.

Para além das Tasquinhas, que ocupam todo o piso térreo do Pavilhão Multiusos de Rio Maior, o visitante pode ainda provar a doçaria e os licores tradicionais da região, que desde o ano passado se apresentam numa renovada e aumentada tenda exterior, recebendo igualmente a exposição de artesanato e de atividades económicas, contando este ano com cerca de 120 expositores.

A animação do certame será novamente garantida pelas tradicionais Bandinhas, grupos que percorrem o pavilhão animando os visitantes com música tradicional.

Na edição deste ano a Nave do Piso 1 volta a estar reservada para o espaço Tasquinhas Fun Park, uma área de diversão com um conjunto de divertimentos para todas as idades, mas com o foco principal a estar nos nossos visitantes mais novos.

Em paralelo com o evento decorrem mais uma vez outras atividades, como é o caso do Torneio de Golfe Tasquinhas e do Torneio de Padel Tasquinhas.

As Tasquinhas de Rio Maior, Evento Declarado de Interesse para o Turismo Nacional pelo Turismo de Portugal, são, essencialmente, um mostra de gastronomia regional, mas são também um ponto de convívio e local de encontro de velhos amigos, que aproveitam esta oportunidade para voltarem à sua terra.

A Feira das Tasquinhas é por excelência uma forma de reencontro com o passado, onde o convívio, o calor humano, a gastronomia local, a doçaria e os nossos vinhos são alguns dos ingredientes que a compõem e que pode esperar encontrar. Bom apetite!

Horário
Segunda a quinta – 19h00 – 00h00
Sexta – 19h00 – 01h00
Sábado – 12h00 – 01h00
Domingo – 12h00 – 00h00

Fonte: AV|GCI|CMRM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.