Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Localizada no Hospital de Peniche

Unidade de Internamento de Psiquiatria da ULS do Oeste entra em funcionamento esta semana

Unidade de Peniche da Unidade Local de Saúde do Oeste

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Oeste, E.P.E. informa que a Unidade de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental, localizada no Hospital de Peniche, irá entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, 04 de março de 2024.

Esta nova unidade de internamento na região do Oeste terá uma lotação de 15 camas, permitindo melhorar a acessibilidade e proximidade aos cuidados de saúde mental, descentralizar os serviços e melhorar a integração com os cuidados de saúde primários, famílias e comunidade, evitando as transferências de utentes para internamento em Lisboa, a deslocação das famílias e a sobrelotação nos hospitais centrais.

A criação da valência de internamento no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS do Oeste implicou a remodelação de uma ala de enfermaria da Unidade Hospitalar de Peniche.

A Unidade Local de Saúde do Oeste, E.P.E.  ganha uma nova valência (Internamento em Psiquiatria e Saúde Mental) e a Unidade Hospitalar de Peniche ganha uma centralidade no conjunto desta Entidade, disponibilizando internamento psiquiátrico, o qual, no presente, não é disponibilizado em nenhum dos outro polos hospitalares da mesma Entidade.

Em simultâneo, este investimento de remodelação permitiu recuperar um espaço inoperacional e com alguns níveis de degradação, criar condições dignas de utilização dos espaços existentes e contribuiu para a requalificação do edifício desta Unidade Hospitalar.

A empreitada e o equipamento respetivo traduziram-se num investimento de 733.843,291€ (acresce IVA) suportado financeiramente pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), inserido no Plano Nacional de Saúde Mental (PNSM).

A equipa será composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico superior de psicomotricidade, assistentes operacionais e assistente técnico.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 01 de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².

      Fonte: GC|ULS|Oeste

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.