Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Estudantes vão realizar estágio profissional remunerado de um ano na Siemens

Equipa do Politécnico de Leiria vence desafio Accelerate Challenge 24 da Siemens Portugal

David Pereira e Marco Costa Ferreira, com o Professor Pedro Marques

A equipa Brisas do Lis, constituída pelos estudantes David Pereira e Marco Costa Ferreira, do mestrado em Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, e orientada pelo professor Pedro Marques, foi a grande vencedora do desafio Accelerate Challenge 24, promovido pela Siemens Portugal. A equipa foi premiada com uma viagem às instalações do Grupo Siemens, na Europa, e um estágio profissional remunerado de um ano na Siemens Portugal, para cada estudante.

O desafio consistia na criação de um projeto de uma infraestrutura de energia elétrica, utilizando todas as capacidades da aplicação SIMARIS (Design e Projeto), bem como de outras ferramentas de dimensionamento de redes elétricas da Siemens, que foram disponibilizadas para esse efeito.

O Accelerate Challenge 24 teve como mote a transição energética, que para se tornar uma realidade, implica soluções sustentáveis que permitam acelerar as diferentes jornadas de descarbonização em curso. A Siemens, através da Smart Infrastructure, disponibiliza várias dessas soluções ao mercado, que permitem interligar e gerir todos os ativos de consumo e produção de energia, bem como os sistemas de carregamento para veículos elétricos, maximizando o seu valor e gerando novas oportunidades de negócio.

“Este tipo de desafios são de grande importância para o desenvolvimento de competências na área das instalações elétricas, pois sem as mesmas estarem devidamente dimensionadas, não será possível uma transição energética sustentada”, afirma o professor Pedro Marques, orientador da equipa Brisas do Lis.

O desafio destinava-se a estudantes de licenciatura e mestrado inscritos num estabelecimento de ensino superior em território nacional, de cursos com unidades curriculares de projeto de instalações elétricas, tendo como objetivo divulgar junto da comunidade académica nacional o conjunto de aplicações Siemens para dimensionamento de redes elétricas e as suas potencialidades, no âmbito dos projetos de engenharia.

O Accelerate Challenge 24 dividiu-se em dois momentos: uma fase de execução e resolução do desafio, realizada entre janeiro e março de 2024; e uma apresentação final, decorrida no passado dia 18 de março, na sede da Siemens, em Alfragide.

Mais informações sobre o desafio estão disponíveis em https://www.siemens.pt/acceleratechallenge.

Fonte: On-It!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.