Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Para facilitar a conciliação entre a carreira desportiva e o desempenho académico dos estudantes-atletas de alto rendimento e de alta competição

Politécnico de Leiria adquire estatuto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior

Cerimónia decorreu em Coimbra com a presença das ex-ministras Elvira Fortunato e Ana Catarina Mendes (Foto: IPDJ)

O Instituto Politécnico de Leiria já tem oficialmente o estatuto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior (UAARESuperior), cujo objetivo é facilitar a conciliação entre a carreira desportiva e o desempenho académico dos estudantes-atletas de alto rendimento e de alta competição. O protocolo foi celebrado pelo presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, que enaltece “os benefícios para os estudantes, concedendo-lhes ainda mais instrumentos para continuarem a alcançar êxitos desportivos e académicos”.

“Com a formalização deste protocolo, o Instituto Politécnico de Leiria ficará ainda mais comprometido com este desígnio de apoiar os nossos estudantes-atletas, quer no desenvolvimento da sua carreira desportiva, quer na promoção do seu sucesso académico, numa articulação que será estabelecida com os diversos interlocutores e intervenientes nos sistemas desportivos e também no contexto do ensino superior”, sublinha Carlos Rabadão.

A cerimónia de formalização do protocolo decorreu em Coimbra, com a participação da ex-ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da ex-ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, do diretor-geral da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), Joaquim Mourato, e do coordenador nacional interino das UAARE, Victor Pardal, no passado dia 21 de março.

Lançado em parceria pelo IPDJ e a DGES, o ‘UAARESuperior’ visa uma articulação entre as instituições de ensino superior e os diferentes intervenientes nos sistemas desportivos, como diretores, treinadores, interlocutores desportivos, médicos e psicólogos, com o propósito de desenvolver mecanismos de apoio, formal e estrutural, de promoção da carreira dupla nas instituições de ensino superior, permitindo aos estudantes-atletas a conciliação entre o sucesso desportivo e o sucesso académico.

“A prática desportiva é um dos eixos fundamentais da estratégia do Politécnico de Leiria, não só ao nível da formação, mas também da investigação e dos serviços relacionados com a atividade física e o bem-estar dos estudantes. No caso do desporto universitário, tem sido uma forte aposta da nossa instituição, e os resultados estão à vista, com centenas de estudantes-atletas a alcançarem todos os anos resultados extraordinários”, acrescenta o presidente da instituição.

No âmbito do trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos em prol do estatuto de estudante-atleta, o Politécnico de Leiria foi distinguido, em 2023, com o Selo Estudante-Atleta, pelo IPDJ, tendo ficado na classificação geral em segundo lugar, em ex aequo. Já em 2022, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, a instituição obteve também a certificação da Bandeira da Ética, concedida pelo IPDJ, através do Plano Nacional de Ética no Desporto.

A instituição detém ainda, desde 2021, a certificação Healthy Campus, pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), tendo sido a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir esta certificação mundial, com a classificação máxima ‘Platina’.

Fonte: On-It!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.