Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Desenvolvido pelo Centro Artístico A Casa ao Lado

Projeto artístico intergeracional cria mural alusivo ao 25 de Abril em Leiria

Gonçalo Lopes e Maria Inãcia Rezola com membros do projeto “Conta-me Histórias”

Foi inaugurado esta sexta-feira, dia 5 de abril, no exterior do Mercado Municipal de Leiria, um Mural que comemora o 25 de Abril de 1974. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e da Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, entre demais convidados.

Resultante do projeto “Conta-me Histórias”, desenvolvido pelo Centro Artístico A Casa ao Lado, com o apoio da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, e do Município de Leiria, a realização deste mural colocou em diálogo gerações nascidas em ditadura e gerações nascidas em liberdade, e transpôs as suas perspetivas para um mural pintado pelos próprios.

Esta obra coletiva é um trabalho no qual está patente a relação intergeracional alcançada com base em conversas, troca de vivências e de histórias, revelada através da prática artística dedicada ao tema da Liberdade.

O projeto envolveu 15 pessoas, entre alunos do ensino secundário, nascidos em liberdade, e participantes que ainda viveram em ditadura.

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

Acompanhe toda a programação aqui https://shorturl.at/hwPTZ

Fonte: DC RP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.