Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Santarém

USF Planalto comemora 14 anos a promover o bem-estar da população

Cartaz

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Planalto, localizada em Santarém, celebrou, no dia 5 de abril, o seu 14.º ano de vida. Em dia de aniversário, Laurinda Leitão, coordenadora da unidade, agora integrada na Unidade Local de Saúde da Lezíria, recorda que a mesma “adotou desde o início da sua atividade, a ´missão’ de promover o bem-estar da população, prestando o atendimento à sua população inscrita, garantindo-lhe o seu acesso a cuidados de saúde personalizados, eficientes e de qualidade, contribuindo para a satisfação dos seus utentes e profissionais.”

Segundo a responsável, o objetivo é que continue a ser “uma unidade de referência, que premeia o trabalho dos seus elementos, contando desde sempre com o reconhecimento dos utentes pela qualidade dos serviços prestados”.

“Na verdade, sempre que se comemora um aniversário, comemora-se a repetição de um dia ou de uma data, que anualmente assinala um feito relacionado com algo ou alguém, que nos diz. Nem sempre são datas felizes, nem sempre são feitos positivos, mas são, e sempre serão, o resultado da soma dos dias de homens e mulheres, que de um jeito ou de outro, emprestaram o seu tempo e preencheram o espaço que mediou entre datas passadas e as presentes, de modo a transformá-las em datas memoráveis e felizes”, destaca.

Atualmente com cerca de 10.800 utentes inscritos, e uma equipa de 17 elementos efetivos, a unidade acolhe em média todos os anos, 8 a 10 profissionais de saúde em regime de internato e/ou de estágio. Médicos, alunos de enfermagem, assistentes técnicos e estudantes de secretariado em saúde, escolhem frequentemente a USF Planalto para iniciarem as suas experiências profissionais e com elas, certificarem as suas vocações. “Recebidos desde logo como pares, são integrados em pleno nas valências e atividades da unidade; tantas vezes deslocados das suas próprias famílias, os nossos ‘internos’ acabam acolhidos no seio de uma equipa familiar, que para além de procurar honrar o seu propósito profissional em cada dia, valoriza antes de tudo, a humanização e a proximidade”, conta Laurinda Leitão.

Nestes anos, foram diversos os desafios, dificuldades, mudanças, pandemias, evoluções e vitórias que, menciona, “valorizaram e deram maior sentido a cada palavra escolhida para o lema da unidade, aquando da sua constituição “unidos para melhorar a vossa saúde “.

De acordo com a coordenadora da USF Planalto, no decurso da sua caminhada, os bons resultados alcançados e demonstrados nos registos oficiais de avaliação do índice de desempenho, têm sido um dos fatores motivacionais para a manutenção e a melhoria dos objetivos e metas. Neste contexto, a equipa procurou alcançar um novo padrão de qualidade e reconhecimento, estando atualmente em processo de avaliação para a obtenção da Acreditação da Qualidade.

“O modelo de uma USF é, hoje em dia, um modelo de local de acolhimento, de atendimento, de vigilância, de proximidade, de acompanhamento, de monitorização, de resolução e de encaminhamento, que conhece e trata, orgulhosamente o utente, pelo seu nome próprio”, realça.

Em dia de aniversário, a USF Planalto recorda as diversas atividades que desenvolve, organizadas por uma “comissão de festas”, eleita anualmente com o objetivo de incrementar e manter o equilibro emocional e o espírito familiar dentro e fora “destas 4 paredes”. Em 2023, Laurinda Leitão destaca, entre outras atividades, a comemoração do Dia Internacional da Mulher, a caça aos ovos de páscoa e brindes, o 13.º aniversário com brinde comemorativo, a organização de um passeio pedestre, o yoga ao ar livre, a celebração do dia da liberdade, o concurso de quadras de santos populares, as castanhas de São Martinho, e o jantar de Natal.

     Fonte: ULS|Lezíria

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.