Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Inscrições decorrem até dia 27 de maio

Politécnico de Leiria lança nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

Instalações do MARE em Peniche

O MARE – Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.

O curso combina seminários, aulas teóricas e práticas de isolamento celular, preparação de meios de cultura, ferramentas de análise molecular e boas práticas de manutenção de cultivos, estando previsto decorrer entre os dias 3 e 7 de junho de 2024, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

A formação destina-se a técnicos, professores, investigadores, candidatos a doutoramento e estudantes de licenciatura e mestrado com interesse neste grupo de espécies e nas suas utilizações como recurso biológico.

“As microalgas são um mundo de grande biodiversidade cujo potencial como recurso biológico é motivo de crescente interesse. Tradicionalmente usadas como cultura auxiliar na produção aquícola, as microalgas constituem, atualmente, espécies de interesse aquícola per se devido às suas aplicações na indústria alimentar, cosmética, nutracêutica, química, bioenergética, biofertilizante e sequestro de CO2. Os rotíferos e artémia que beneficiam e podem ser nutricionalmente enriquecidos com microalgas específicas são o alimento inicial em muitos ciclos produtivos em aquacultura e aquariofilia, e importantes modelos experimentais”, pode ler-se na informação sobre o curso.

O programa do curso prevê a abordagem a temas como: Introdução aos cultivos auxiliares: primários e secundários; Sistemas de cultivo de microalgas marinhas e de água doce; Sistemas de produção de rotíferos e artémia; Principais fatores que afetam o cultivo de microalgas; Métodos de tratamento da água para o cultivo de microalgas; Manutenção de cepas monoclonais; Técnicas de assepsia para o trabalho com microalgas em laboratório; Técnicas de contagem e estimação da biomassa de microalgas; Modulação da composição nutricional de microalgas; Enriquecimento nutricional de rotíferos e artemia; Ferramentas moleculares para a identificação de estirpes de microalgas.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis em https://mare.ipleiria.pt/ ou através do e-mail cam.mare@ipleiria.pt.

    Fonte: On-It!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.