Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

De 26 de abril a 1 de maio

Festa do Vinho está de volta ao Cartaxo

The Lucky Duckies

Exposição, venda e provas de vinho, cozinha ao vivo e harmonizações para o público descobrir ligações de excelência entre vinho e gastronomia. Tasquinhas regionais, o melhor das casas agrícolas, das adegas e das empresas do setor vitivinícola, a par do artesanato, música tradicional e concertos, são as propostas da Festa do Vinho do Cartaxo.

A Festa do Vinho do Cartaxo tem inauguração marcada para as 18h30 do dia 26 de abril, sexta-feira. No primeiro dia a Festa abre com dois showcookings imperdíveis, ambos parcerias entre o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e casas vitivinícolas. No palco, a noite abre com o concerto da banda The Lucky Duckies e entra pela madrugada a dançar, com o DJ John Goulart.

No dia 27 de abril, sábado, a Festa oferece duas provas de vinho comentadas, que darão destaque aos vinhos Quinta da Lapa e Mouchão do Inglês – às 16h00 e 19h00, respetivamente. Às 15h00, o Chef Bruno Póvoas da Escola Profissional do Vale do Tejo e a Adega do Cartaxo apresentarão o showcooking Tradições Ribatejanas. Às 17h00, a casa vitivinícola Vinhos Franco estará presente para dar a conhecer a sua oferta enoturística, com O Gosto em Receber. Neste segundo dia de Festa do Vinho do Cartaxo, o palco abre às 15h00 com o Ballet do Ateneu Artístico Cartaxense, recebe, às 16h00, o concerto Andreia Sofia Escolas de Acordeão e às 22h00 o concerto da banda Geração 2000. Às 24h00, o DJ Vassalo assume a animação da Festa.

No domingo, dia 28 de abril, entre as 15h00 e as 19h00, os visitantes têm todas as razões para manter lugar cativo no espaço showcooking – às 15h00, para a harmonização Vinho & Queijo: A Simbiose Perfeita, por vinhos Lambéria’s; às 16h00, para a Prova de Vinhos Comentada 70 Anos da Adega do Cartaxo; às 17h00 para o showcooking que vai reunir o Chef Tiago Gaspar e os vinhos Quinta da Lapa, e às 19h00 para o showcooking Da Vinha à Cozinha com a Tertúlia 71 e o vinho Vara Larga. O palco abre às 15h00, com a Sociedade Filarmónica Cartaxense, que vai apresentar diversas atividades e encerra depois do concerto (A) Variações – Tributo a António Variações, que tem início marcado para as 21h30.

Na segunda-feira, 29 de abril, a Festa do Vinho do Cartaxo continua a convidar toda a população a passar nas Tasquinhas Regionais, que servem almoços e jantares todos os dias.  A área de expositores e produtores de vinho abrirá ao público apenas às 19h00. Logo às 19h30, o espaço showcooking receberá a apresentação de serviços Via Segura/Zurich. A Turma do Rock subirá ao palco às 21h30, para encerrar a segunda-feira com boa música.

Dia 30 de abril, terça-feira, é dia de trabalho, mas também é véspera de feriado nacional, pelo que o grande destaque do programa é o concerto de Luís Trigacheiro que abrirá o palco às 22h00, seguido do DJ Thiago Riko que levará a Festa a dançar pela noite dentro. Durante a tarde, haverá lugar ao showcooking Sabores do Bairro da Tradição à Inovação, que juntará os Vinhos Franco e o restaurante Cortesias Caffe Bistrô – mais uma experiência enogastronómica a não perder.

A Festa do Vinho vai chegar ao dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, a mostrar a sua forte ligação às tradições e à cultura ribatejana. Durante a manhã, a Festa do Vinho vai ocupar as ruas do Cartaxo com o desfile Os Campinos vêm à Cidade, que sai do Pavilhão Municipal às 10h00 para terminar junto ao Edifício do Tribunal. Ainda durante a manhã, As Texturas no Vinho, estarão em análise pelo enólogo Mário Louro, no Museu Rural e do Vinho. A partir das 15h00, o palco da Festa recebe o I Festival de Folclore do Concelho do Cartaxo, enquanto na Praça de Touros, a cultura tauromáquica ganha destaque com a 1.ª Corrida de Comemoração dos 150 Anos da Praça de Touros do Cartaxo, que terá início às 16h30. O espaço showcooking abrirá às 15h00, com um convidado especial, o Município de Coruche que trará o seu Sabores do Toiro Bravo, a Associação Movimento Empresarial do Concelho do Cartaxo estará neste espaço para duas apresentações, às 16h00, apresentará a sua atividade e às 17h00, falará de Fundos Comunitários para Internacionalização de Empresas. Este espaço encerrará com a prova comentada Ode Winery, agendada para as 18h00. No palco, a noite será de João Mendes, que se apresentará no concerto que encerra Festa do Vinho do Cartaxo 2024.

Com exceção de As Texturas no Vinho, que é uma atividade paga e da 1.ª Corrida de Comemoração dos 150 Anos da Praça de Touros do Cartaxo, todos os momentos deste programa são de entrada Livre.

Consulte todo o programa e horários dos diversos espaços da Festa em cm-cartaxo.pt

A Festa do Vinho integra o programa de eventos organizados pela Câmara Municipal do Cartaxo, no âmbito da distinção Cidade do Vinho 2024.

Fonte: MS|GC|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.