Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Festas projetam Pombal juntando agentes culturais locais a artistas de renome

DAMA, Iolanda, Rui Veloso, Matias Damásio, Toy e Fernando Daniel vão atuar nas Festas do Bodo

Intervenção de Pedro Pimpão

O Jardim do Cardal foi o palco escolhido para a apresentação pública atempada do cartaz principal dos espetáculos das seculares Festas do Bodo que irão ter lugar de 25 a 30 de julho. Uma celebração da identidade, da história e da cultura dos pombalenses, mas também a sua devoção à Senhora do Cardal.

Mais uma vez, vai haver uma aposta nos artistas locais que voltam a atuar no início dos designados “cabeças de cartaz”. Uma forma de valorizar e projetar o trabalho desenvolvido pelos agentes culturais, proporcionando a sua presença no palco principal.

Os festejos iniciam-se a 25 de julho com os D.A.M.A. prosseguindo a animação da noite com os DJ’s Kid Loco e Los Mystérios e o DJ NS.

No dia seguinte (sexta-feira, dia 26 de julho), atuará Fernando Daniel após a participação da pombalense “iolanda”, vencedora do Festival da Canção RTP e representante de Portugal na Eurovisão. A noite prolongar-se-á com Wilson Honrado e o DJ Bagunçada.

O espetáculo de sábado, protagonizado por Matias Damásio, iniciar-se-á com a sonoridade dos Catraia, tendo o Fado, a guitarra portuguesa, os tambores e as marchas populares como os ingredientes de todas as melodias. Seguir-se-ão os DJ Mello e DJ Xandi.

No dia 28 de julho, o palco estará a cargo de Profjam e dos DJ Angel & Mc Fubu e do DJ Villager, enquanto no dia seguinte, atuará Vando Barros antes do “cabeça de cartaz” Rui Veloso. O resto da noite será animada pelos DJ’s Kiss Kiss Bang Bang e DJ Vito.

No último dia das Festas do Bodo, dedicado à Diáspora, numa iniciativa de aproximação à comunidade emigrante, subirão ao palco Xico à Portuguesa, o popular artista Toy, os DJ Cazé e DJ Lino F.

Atuação de Iolanda, vencedora do Festival da Canção da RTP

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal não tem dúvidas que o Bodo é a principal montra de Pombal e que estamos perante um “cartaz atrativo” de uma festas “feita pelas pessoas, com as pessoas e para as pessoas”. Daí que a organização esteja recetiva a integrar contributos e sugestões de melhorias para aumentar a qualidade e o impacto comunitário das Festas do Bodo.

Pedro Pimpão realça outras dinâmicas que irão marcar o Bodo 2024, como o tradicional “Bodo Antigo” a acontecer no Jardim do Cardal e a consolidação do AgroBodo, este ano com um aumento da área de realização, para além das componentes económicas e desportivas, entre outras.

As Festas do Bodo são organizadas pelo Município de Pombal em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais (Adilpom) e da empresa municipal PMUGest – Pombal Manutenção Urbana e Gestão. Às quais se juntam outros parceiros, como a Paróquia de Pombal, o Rancho Típico de Pombal que vai promover o Festival Internacional de Folclore e a Confraria do Bodo que este ano volta a dinamizar o Bodo das Freguesias.

   Fonte: OC|GC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.