Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Mil músicos vão tocar em simultâneo ao vivo

ROCKIN’1000 traz ao Estádio Municipal de Leiria o maior concerto do mundo com músicos de rock

Gonçalo Lopes e Tiago Castelo Branco na apresentação do ROCKIN 1000 no estádio Municipal de Leiria

Leiria vai receber, dia 14 de setembro, o ROCKIN’1000, com um espetáculo que transforma o relvado do Estádio Municipal de Leiria no palco daquela que é considerada a maior banda de rock do mundo, constituída por 1.000 músicos a tocar em simultâneo ao vivo.

Em palco estarão mil músicos amadores e profissionais, de várias nacionalidades à escala global, entre os quais 200 bateristas, 300 guitarristas, 200 baixistas, 50 teclistas e 250 cantores irão interpretar, durante duas horas, grandes clássicos do rock internacional sem esquecerem o rock português.

Na apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou o grande impacto que o espetáculo ROCKIN’1000 tem para Leiria e para os leirienses, constituindo uma excelente oportunidade para afirmar a cidade de Leiria como palco de grandes espetáculos, colocando, no caso deste evento, Leiria ao mesmo nível de cidades como S. Paulo, Madrid, Roma, ou Frankfurt, cidades onde o ROCKIN’1000 já se realizou.

“É um desafio que se enquadra no espírito colaborativo de Leiria, e com o qual nos identificamos enquanto comunidade, respeitando a diferença e a diversidade, recebendo no estádio aquele que é o maior desafio de sempre”, disse.

“Este projeto é, porventura, o maior desafio que até hoje decidimos abraçar. Temos vindo a acompanhar o sucesso do Rockin´1000 ao longo dos anos e a perceber o quão impactante é o espetáculo para os 1.000 músicos, mas, acima de tudo, para o público”, declarou, por seu turno, Tiago Castelo Branco, diretor executivo da MOT – Memories of Tomorrow, organizadora do evento, com o apoio do Município de Leiria.

Fábio Zaffagnini manifestou-se entusiasmado pela primeira atuação em Portugal: “Esta nova etapa da nossa jornada é uma oportunidade emocionante para nós, e estamos confiantes de que será uma experiência extraordinária”, declarou.

Rockin´1000 e MOT lançam desafio aos músicos portugueses

As inscrições para músicos estão sempre abertas no site www.rockin1000.com. O Rockin’1000 está à procura de guitarristas, baixistas, bateristas, tecladistas e cantores de todas as idades e origens, convidando-os a disfrutar de uma oportunidade única: tocar juntos em um estádio, diante de uma plateia entusiasmada, para celebrar a música Rock como nunca antes.

A 15 de maio, está agendado o “Click day” – o dia dedicado às inscrições para o evento em Portugal – para aqueles que já estão registados na plataforma e desejam participar do evento programado para 14 de setembro, em Leiria.

Os candidatos terão um mês, até 15 de junho, para confirmar ou cancelar sua participação.

Para os espectadores que queiram assistir a este espetáculo memorável, o Rockin’1000 Portugal promete ser o evento mais incrível de 2024! É uma oportunidade de experimentar uma performance única, com 1000 músicos tocando simultaneamente os covers mais icônicos da história do Rock.

O ROCKIN’1000

Somando digressões mundiais, passou já por grandes estádios do mundo, como França, Espanha, Alemanha ou Brasil, entre outros países, este evento nasceu em finais de julho de 2015, em Cesena (Itália), como um convite aos norte-americanos Foo Fighters para que tocassem na localidade, cujo vídeo se tornou viral à escala global, somando hoje mais de 64 milhões de visualizações no YouTube.

A ideia de Fábio Zaffagnini, o geólogo marinho que sonhou levar os Foo Fighters a Cesena e é o fundador do Rockin’1000, foi concretizada três meses mais tarde, no início de novembro de 2015: a banda de Seattle viria a fechar a sua digressão mundial da altura naquela localidade, com o vocalista e ex-baterista dos Nirvana, Dave Grohl, a mostrar-se emocionado e impressionado pela devoção dos 1.000 fãs italianos que, no vídeo, se tinham juntado para tocar o ‘hit’ Learn to Fly.

O concerto em Cesena (cujo alinhamento começou, precisamente, por “Learn to Fly”) acabou por se transformar no ponto de partida do projeto Rockin’1000, originando concertos em diversos países e resultando, também, no documentário “We are the thousand” (“Nós somos os mil”, no título em português).

A 07 de julho de 2019, 1.002 músicos atuaram na Alemanha, no estádio do Eintracht Frankfurt, perante 15.000 mil espectadores, tendo o concerto ficado registado com um recorde mundial, o de maior banda de rock ao vivo.

A comunidade internacional de músicos que se reúne em redor do Rockin’1000 ascende, atualmente, a cerca de 80.000 pessoas e todo o processo de recrutamento, logística e relacionamento com os participantes em futuros concertos é realizado através de uma aplicação informática, de registo livre e permanentemente aberta, disponível a partir da página www.rockin1000.com

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.