Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Com o tema "Festival de Alegrias"

Música Medieval regressa ao Castelo de Leiria no dia 1 de maio

Cartaz

A música medieval está de regresso ao Castelo de Leiria no, dia 1 de maio, com o terceiro concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria. Com o tema “Festival de Alegrias”, o concerto será precedido por um workshop sobre “Instrumentos medievais ibéricos”.

O artista convidado é Orlando Trindade, luthier e multi-instrumentista, que apresentará os seus instrumentos históricos, explicando aos participantes as metodologias medievais por trás da fabricação dos mesmos.

Durante o workshop, Orlando Trindade, cujo foco está em fontes históricas como o Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela, em materiais e tipos de madeira utilizados na construção de instrumentos históricos, e até mesmo em técnicas específicas desta arte antiga, mostrará diversos exemplos de peças e do processo de criação dos instrumentos.

A sua exposição estará aberta ao público durante o dia e será seguida por uma apresentação interativa.

O grupo residente, TWB Ensemble, apresenta um repertório construído a partir de músicos antigos e mestres anónimos, criando uma ponte para públicos não familiarizados com música antiga.

Sob o espírito dos dias festivos, o público de Leiria, acostumado a celebrar a Feira de Maio de Leyrea, que já desde o século XIII existia (inicialmente em agosto), é convidado a ouvir canções das Cantigas de Santa Maria e do Livro Vermelho de Montserrat, com um toque de magia folclórica e bárdica que o TWB Ensemble costuma apresentar nos seus álbuns, neste que será o único concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria que conta apenas com arranjos inteiramente instrumentais.

A programação do Castelo de Leiria promove a diversidade artística e está disponível online.

Quem é Orlando Trindade?

Luthier & multi-instrumentista Orlando Trindade tem-se dedicado à construção e restauro de cordofones, com especial interesse pelos instrumentos antigos. Desde o ano 2000 que estuda e colabora com músicos, investigadores, musicólogos e outros construtores, sempre com o objetivo de realizar o melhor trabalho possível no domínio da reconstituição histórica deste património. Já construiu réplicas destes instrumentos para vários músicos e grupos nacionais e estrangeiros.

Paralelamente, dedica-se à construção dos nossos instrumentos de cordas tradicionais. Faz parte do gabinete técnico do Museu Nacional da Música e participa regularmente em encontros, conferências e exposições sobre esta temática.

TWB Ensemble (The Wandering Bard)

O grupo residente do Ciclo de Música Medieval de Leiria, TWB Ensemble (The Wandering Bard), tece de forma harmoniosa a essência da música antiga com a intemporal tradição da narração de histórias.

Inspirando-se nos trovadores e bardos – uma homenagem ecoada no seu próprio nome -, o ensemble apresenta um repertório meticulosamente construído através de uma lente historicamente informada, enriquecido por narrativas cativantes, tornando as suas performances e gravações em viagens encantadoras.

O grupo dá vida a obras de compositores conceituados da música antiga e mestres anónimos dos séculos XII a XVIII, cujas obras formaram os alicerces da música clássica e tradicional ocidental.

Cada arranjo é uma criação única meticulosamente trabalhada por TWB, mantendo-se fiel à era de origem e preservando a sua essência histórica. Embora fortemente enraizado no seio da música antiga, The Wandering Bard cria habilidosamente uma ponte para públicos não familiarizados com esse género musical. O grupo alcança isto ao infundir uma dimensão mitológica e narrativa nas suas performances, mantendo a autenticidade cultural e honrando a sabedoria – a aura quase mágica – dos dias passados.

A cultura é um veículo de desenvolvimento social e, de forma assumida, pretende-se fortalecer através da educação pela arte laços de aproximação da nossa comunidade aos múltiplos públicos que visitam o nosso concelho e o monumento. O Castelo de Leiria segue assim a tendência da programação que vinha assumindo, apostando na diversidade da programação que promove e acolhe, para os mais diversos tipos de público e nas mais diversas áreas artísticas e disciplinares.

A programação está disponível em https://leiriagenda.cm-leiria.pt e nas redes sociais do Município de Leiria, inclusivamente do Castelo de leiria, assim como nos perfis artísticos de Ricardo Alves Pereira, Esin Yardimli Alves Pereira, CordaSonora, e Ciclo de Música Medieval de Leiria.

Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.