Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Comemorações do 17º Aniversário da AMPV decorrem no dia 30 de abril

Associação de Municípios Portugueses do Vinho inaugura sede nacional em Santarém

Casa do Campino

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) vai comemorar no dia 30 de abril o seu 17º aniversário, na Casa do Campino, em Santarém.

Quatro importantes momentos vão marcar as comemorações deste ano: a inauguração da Sede Nacional, a entrega dos Prémios Prestígio, a eleição da Cidade do Vinho 2025 e a entrega de placas de adesão a 25 novos municípios associados.

A nova Sede Nacional fica situada na Casa do Campino, em Santarém, num espaço cedido pela Câmara Municipal de Santarém, e que é constituído por um gabinete, sala de reuniões e átrio. A inauguração da nova sede está marcada para as 19h00.

Neste dia, às 16h00, realiza-se também a reunião extraordinária da Assembleia Intermunicipal da AMPV para eleição da Cidade do Vinho 2025 e admissão de mais 20 novos municípios associados. No percurso da associação, não há registo da adesão de um número tão significativo de municípios no curto espaço de tempo de um trimestre, o que leva o presidente da AMPV, Luís Encarnação, a afirmar que “a AMPV está no caminho certo. Temos neste momento cerca de 140 municípios associados e somos a segunda maior associação de municípios de Portugal, a seguir à própria Associação Nacional de Municípios Portugueses. Estamos confiantes de que brevemente conseguiremos atingir o nosso objetivo de termos nesta nossa rede de trabalho 50% do total dos municípios portugueses”.

O secretário-geral, José Arruda, faz um balanço muito positivo do percurso da AMPV, revelando que “é com enorme satisfação que vemos a associação chegar a esta data com uma vida tão ativa e dinâmica. O vinho, o enoturismo e a gastronomia são áreas estratégicas para o nosso país, por isso, temos agregado os municípios para, em conjunto, desenvolvermos projetos e ações que valorizem e promovam todo o potencial endógeno dos territórios”, frisou, destacando como principais projetos da associação a eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal (anteriormente designada de Rainha das Vindimas de Portugal), o Concurso enológico Cidades do Vinho, o Festival Nacional da Canção Rural, a atribuição do título Cidade do Vinho ou a Rede das Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras.

PRÉMIOS PRESTÍGIO DA AMPV

Os Prémios Prestígio AMPV serão entregues nessa noite do dia 30 de abril, no decorrer do jantar comemorativo do 17º aniversário. As entidades e personalidades distinguidas este ano são: Leonor Freitas (Prémio Personalidade do Ano), CNOIV – Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, no âmbito dos 100 anos da OIV (Prémio Entidade do Ano), Museu do Pico (Prémio Museu do Vinho), e Essência do Vinho (Prémio Enoturismo).

A atribuição dos Prémios Prestígio surgiu logo na comemoração do 1º aniversário da AMPV, e desde essa altura, todos os anos a AMPV distingue entidades e personalidades num gesto de reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido nas áreas do vinho, do enoturismo e do mundo rural.

Leonor Freitas

Leonor Freitas é proprietária da empresa Casa Ermelinda Freitas. É licenciada em Serviço Social e durante 20 anos trabalhou para o Ministério da Saúde, em Setúbal. No final da década de 90, a morte do pai levou-a a abandonar o emprego e a assumir a liderança da empresa vinícola da família, fundada pela sua avó Leonilde Assunção em 1920 em Fernão Pó, no concelho de Palmela.

Uma das suas primeiras decisões foi adquirir mais terras para dar resposta às necessidades do mercado e neste momento a herdade ocupa uma área de mais de 500 hectares, produzindo milhares de litros de vinho.

Em 2009, Leonor Freitas recebeu a comenda da Ordem do Mérito Agrícola do Estado Português, entregue pelo então Presidente da República Cavaco Silva.

Comissão Nacional da OIV

No âmbito das comemorações do centenário da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), durante o ano de 2024 esta Organização Internacional lançou a Rede Internacional de Cidades da Vinha e do Vinho. Esta iniciativa visa fomentar a colaboração e cooperação entre

cidades/localidades de todo o mundo que tenham uma ligação significativa à viticultura, à produção de vinho, e que façam ou queiram fazer parte da história da OIV.

A CNOIV tem como objetivo a promoção de fóruns de discussão e análise de assuntos relevantes para todos os intervenientes da fileira vitivinícola, nos seus diferentes segmentos económicos. Tem contribuído para a criação e partilha de conhecimento técnico-científico, constituindo um veículo eficaz na transmissão dos interesses nacionais perante as instâncias internacionais.

Museu do Pico

Enquadrado na categoria de Museu Regional, o Museu do Pico reúne as extensões do Museu dos Baleeiros, na vila das Lajes, do Museu da Indústria Baleeira, na vila de São Roque, e do Museu do Vinho, na vila da Madalena.

Os três polos/núcleos museológicos assumem-se como instrumentos capazes de propiciar a valorização do património cultural da ilha do Pico e de colaborar na construção da sua identidade, fazendo o levantamento, a preservação, o estudo e a divulgação das suas memórias coletivas, associadas aos históricos ciclos regionais da baleação e da vitivinicultura.

Essência do Vinho

A Essência do Vinho celebra em 2024 vinte anos do maior evento de vinhos do país. A comemoração também é marcada pela segunda edição da iniciativa Wine & Travel Week, inaugurada em 2023.

Os eventos promovidos pela Essência do Vinho proporcionam a prova dos melhores vinhos do país e a troca de ideias com empresários de enoturismo. Reúnem centenas de produtores, jornalistas especializados e profissionais nacionais e internacionais.

O Wine & Travel Week é um momento de destaque e afirmação internacional da oferta portuguesa de enoturismo e dos ativos turísticos das regiões, permitindo alcançar os mercados e segmentos que mais procuram estas experiências.

    Fonte: ANMV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.