Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Segundo o Relatório e Contas de 2023

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria apresenta os melhores resultados de sempre

Porto de Mós

Orientados pelas melhores práticas da transparência e dever de informação, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) divulgou, no dia 23 de abril, a síntese das suas contas relativas ao exercício económico de 2023, aprovadas por unanimidade no mesmo dia pelos representantes dos dez municípios que integram a CIMRL.

Conforme resulta das demonstrações financeiras em anexo, a CIMRL teve no ano passado um saldo positivo (EBITDA) de quase 2,7 milhões de euros. No mesmo período, a CIM da Região de Leiria teve o melhor desempenho económico e financeiro desde a sua fundação, tendo registado um resultado líquido superior a 2 milhões de euros e atingiu uma autonomia financeira superior a 62%.

O saldo orçamental fixou-se em 3,9 milhões de euros que será aplicado no reforço de operações de mobilidade sustentável, no projeto “Leiria Smart Region” e no apoio ao desenvolvimento da Intervenção Territorial Integrada (ITI) da CIM Região de Leiria, cuja contratualização com o Programa Regional do Centro (Centro 2030) consubstancia uma dotação global de Fundo (FEDER) que totaliza 105.738.059,00 euros, valor que representa mais de 125 milhões de euros de investimentos em 423 projetos, a realizar nos 10 municípios da região até 31.12.2027. Este Plano de Ação exige a mobilização da Região.

Seguem-se os principais indicadores económicos e financeiros à data de 31.12.2023:

 

Legenda

– EBITDA = Resultados Operacionais + Amortizações

– Rendibilidade das Vendas = EBITDA / ( Vendas + Prestações de Serviço )

– Rendibilidade do Capital Próprio = Resultado Líquido / Capital Próprio médio

– Valor Acrescentado Bruto = (Vendas + P. Serviços + Prov. Suplementares) – (CMVMC + FSE + Impostos + Out.Custos Operac.)

– Liquidez Geral = Activo a curto prazo / Passivo a curto prazo

– Autonomia Financeira = Capital Próprio / Activo Líquido Total

– Solvabilidade = Capital Próprio / Passivo Total

–  Inclusão: Síntese das Contas a 31.12.2023.

     Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.