Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

50 anos do 25 de abril

Museu das máquinas falantes vai ser inaugurado em Alcobaça no dia 25 de abril

Gira-discos

O Museu das máquinas falantes vai ser inaugurado em Alcobaça no dia 25 de abril às 15h, dia em que se assinala o cinquentenário da Revolução dos Cravos.

O Museu das Máquinas Falantes, representado pela sua significativa coleção, tem como aspiração marcar o panorama dos museus da tecnologia do som, das telecomunicações e da rádio difusão.

Partindo de uma museologia cumprindo os desígnios contemporâneos do conhecimento, sustentada no seu multifacetado acervo abrangendo um percurso evolutivo, que vai da era mecânica até ao advento elétrico, este museu cumpre o objetivo do Município de Alcobaça de dar a conhecer um património exemplar que nasce do empreendimento emérito do seu colecionador-fundador: José Madeira Neves (1933-2003).

Natural da Cela Velha, Madeira Neves ingressou ainda jovem na antiga Emissora Nacional de Radiodifusão (atual RDP/RTP), mas só viria a contratualizar a 10/08/1967 como Operador Auxiliar, ascendendo posteriormente a Técnico de Aúdio, e passando à situação de aposentado em 08/04/1993. Partindo a sua imensa experiência e conhecimento técnico do sector da rádio, ao longo de décadas, viria a constituir em espaço privado uma das mais relevantes coleções nacionais da especialidade.

Após a aquisição do espólio à família do colecionador, passando por um extenso processo de estudo, conservação e instalação, cumpre-se agora pela via deste museu, o tornar pública e acessível a todos esta fabulosa coleção que enriquece não somente a rede museológica municipal, mas igualmente o panorama museológico nacional.

O Museu das Máquinas Falantes é membro da REDE EUTERP

Consulte também o programa completo das comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Alcobaça

    Fonte: GRPC|CMA

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.