Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

CDU criticou o evento no concelho

Câmara Municipal do Cadaval desvaloriza críticas a corrida de galgos no concelho

Galgo

Em referência ao evento realizado no domingo, dia 21 de abril, pela Associação Galgueira do Centro, a Câmara Municipal do Cadaval salienta que a organização da iniciativa foi privada, no contexto de uma lógica associativa por parte de uma instituição com sede no concelho, que é apoiada como qualquer outra que desenvolva a sua atividade no concelho.

A Câmara Municipal do Cadaval assegura que está – e sempre esteve – ao lado dos interesses e direitos dos animais, preocupando-se com a saúde e bem-estar dos mesmos, na sua integração e interação, quer com os humanos, quer com a natureza.

Factos que se comprovam com a lógica dos investimentos disponibilizados pela autarquia, designadamente no canil municipal onde se demonstra a extrema preocupação e cuidado com os direitos dos animais, tendo para o efeito celebrado acordo com uma associação de proteção animal local, que gere e cuida dos animais recolhidos no âmbito da competência do município.

 

É bem longa a ligação da Câmara Municipal do Cadaval à proteção e defesa dos animais, nomeadamente no apoio há várias décadas a um centro de recuperação de aves, também com sede no concelho; na construção de um moderno canil intermunicipal, partilhado com um concelho vizinho, que significou um investimento bastante elevado suportado essencialmente pelo orçamento próprio da autarquia; ou os investimentos em espaço urbano com infraestruturas de apoio ao bem estar dos animais, como o parque de recreio para cães no Parque de Lazer da Mata da Misericórdia, a adesão aos programas de esterilização de gatídeos, entre outros.

De acordo com as diversas autoridades presentes no dia e local do referido evento, a atividade não infringe qualquer normativo legal em vigor. Face ao anteriormente exposto, a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos em referência à mesma ou à sua população.

Assim, considera que nada mais se torna saliente ou urgente enunciar sobre aquilo que é uma reação por parte de pessoas isoladas no contexto das redes sociais.

Recorde-se que a CDU, através do deputado municipal Ricardo Miguel, criticou a realização da Corrida de Galgos, considerando que, “além de ser uma ação desligada da cultura e tradições concelhias, é uma ação que atinge o bem-estar animal e não se coaduna com um Município amigo dos animais.”

     Fonte: GAP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.