Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Alcobaça

Maçã de Alcobaça e Câmara Municipal apresentam o Projeto Água do Oeste para otimizar o uso da água de rega

Workshop de Apresentação do Projeto Água do Oeste

No dia 23 de abril, a Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça, realizou o Workshop de Apresentação do Projeto Água do Oeste.

A sessão, decorrida no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, destinou-se a autarcas locais e organizações de produtores e serviu de lançamento de um projeto regional destinado à otimização da gestão dos escassos recursos hídricos, absolutamente necessários para a estabilidade e crescimento do setor agrícola.

“Este projeto passará pela criação de um Plano Hídrico Municipal, um diagnóstico exaustivo das necessidades e disponibilidades de água do concelho de Alcobaça. Com esta ferramenta pretende-se a localização de uma rede múltipla de açudes e represas em todas as ribeiras e rios do nosso território. Cada município do Oeste ligado à produção de Maçã de Alcobaça poderá constituir o seu Plano Hídrico Municipal, permitindo assim a criação de uma rede de gestão de água com uma abrangência territorial muito significativa”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

O autarca acrescentou ainda que o “Alcobaça pretende ser pioneiro no Oeste na materialização de uma iniciativa desta natureza, tornando-se no impulsionador do Projeto Água no Oeste, cujo impacto refletir-se-á, por exemplo, no aumento da quantidade de água disponível e armazenada ou na redução dos impactos negativos das enxurradas das zonas ribeirinhas, entre vários outros aspetos.”

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.