Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Autarquia pede ajuda à população para localizar os ninhos

Mais de uma centena de armadilhas de Vespa Velutina instaladas no Concelho do Cadaval

Vespa velutina

As Vespas Velutinas encontram-se neste momento a sair de hibernação. Estes seres costumam passar o inverno escondidos em pedras, árvores ou noutros locais onde encontrem abrigo. Nesta altura do ano, as fundadoras saem de hibernação e procuram um local para efetuar o seu primeiro ninho.

A meados do passado mês de março a CMC instalou uma centena de armadilhas um pouco por todo o concelho. Tem sido efetuada uma contagem quinzenal das vespas apanhadas e reposto o produto atrativo. A referida contagem subiu drasticamente no espaço de um ano, passando de dezenas para centenas de vespas recolhidas em cada quinzena, cada uma delas com capacidade de construir o seu ninho.

Nesse sentido, o Serviço Municipal de Proteção Civil aconselha a população a verificar a existências destes ninhos nas suas casas, beirados, alpendres, anexos, entre outros. Esses são os locais onde têm sido encontrados os primeiros ninhos.

Tendo em conta o elevado número de ninhos secundários detetados e tratados ao longo de 2023, é previsível que muitos não tenham sido identificados. Cada um destes ninhos produz até 100 vespas fundadoras e cada uma delas é capaz de reproduzir mais 100 fundadoras no ano seguinte.

Os serviços da Câmara Municipal do Cadaval (CMC) têm recebido inúmeros contactos com a indicação de avistamento de vespas. Contudo, nesta fase é prioritário identificar os ninhos primários que agora surgem para posterior tratamento.

A população pode contribuir para este controlo ao colocar armadilhas nas suas propriedades. Nos seguintes links poderá ver alguns vídeos com exemplos de fabrico de armadilhas para combate à proliferação da “vespa asiática”:

https://www.youtube.com/watch?v=rSS4-KXZwvw

https://www.youtube.com/watch?v=SHGznvLgCGA

https://www.youtube.com/watch?v=nDM3vtXr4wY

Caso aviste um ninho de vespa velutina, deverá contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil para apoio na retirada/ tratamento do mesmo.

Contacto telefónico: 262 690 100 (Chamada para rede fixa nacional)
E-mail: protec.civil@cm-cadaval.pt

Fonte: EC|SCRP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.