Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu dois concursos

44 milhões de euros de fundos europeus vão apoiar infraestruturas hospitalares da região Centro

Sede da CCDR do Centro

O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu dois concursos para apoiar infraestruturas hospitalares, com uma dotação de 44 milhões de euros de fundos europeus.

O primeiro concurso, com uma dotação de 20 milhões de euros, pretende aumentar a capacidade de resposta da rede de serviços hospitalares aos novos desafios epidemiológicos e demográficos, incluindo o recurso às tecnologias de informação e comunicação. Podem candidatar-se, até ao dia 28 de junho de 2024, as entidades públicas que prestam serviços de saúde na região Centro.

O segundo concurso, com uma dotação de 24 milhões de euros, destina-se a intervenções em infraestruturas de serviços hospitalares no âmbito da conclusão de operações cofinanciadas pelo Portugal 2020, que cumprem os requisitos para a transição entre dois períodos de programação (2014-2020 e 2021-2027):

– Requalificação do Edifício 5 do Hospital Sousa Martins para Instalação do departamento da Criança e da Mulher, Unidade Local de Saúde da Guarda E.P.E.

– Ampliação e remodelação do Serviço de Urgência do Polo Hospitais da Universidade de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P. E

– Requalificação do edifício da cirurgia/imagiologia do I.P.O. de Coimbra.

Para Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., “a área da saúde é prioritária para a região Centro. Na nossa estratégia para 2030, estabelecemos como elemento diferenciador a criação de respostas para novos problemas sociais e a organização da rede territorial de suporte à prestação de serviços ao cidadão, como é o caso da saúde. Estes apoios permitem uma maior capacidade de resposta dos hospitais às necessidades de prestação de serviços do dia a dia aos habitantes da região Centro”.

Os concursos podem ser consultados no site do Centro 2030 em https://centro2030.pt/avisos/

     Fonte: CCDR|Centro

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.