Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

No âmbito das celebrações do 13 de maio

Cruz Vermelha Portuguesa apoia peregrinos de Fátima em 17 postos

Mapa dos postos de atendimento da Cruz Vermelha

Centena e meia de voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estão estrategicamente colocados em 17 postos, fixos e móveis, de apoio aos peregrinos que caminham até Fátima. As equipas da CVP dispõem dos meios para assistir pequenos traumatismos e também a doenças súbitas.

Em 2023, no âmbito das celebrações do 13 de maio, a CVP prestou apoio a 1072 peregrinos.

São 14 as delegações da CVP envolvidas na operação de 2024, estando algumas delas a acompanhar os peregrinos desde o seu ponto de partida até à chegada a Fátima. Outros estão em áreas onde o fluxo de pessoas é consideravelmente maior. Assim, a Cruz Vermelha estará com postos fixos em Águeda, Figueira da Foz, Marco de Canavezes, Oliveira de Azeméis, Ovar, Pombal, Santo Tirso (mapa anexo).

Junto ao recinto, em Fátima, nos dias das celebrações do 13 de maio, a CVP estará presente com um Posto Médico Avançado e dois postos de socorros. Este dispositivo está em articulação com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Foram também elaborados materiais de sensibilização para os Peregrinos que serão disponibilizados nas redes sociais e distribuídos nos Postos de Apoio, nomeadamente um projeto conjunto com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária que pretende alertar para os perigos na estrada, para que o trajeto até Fátima seja realizado em segurança.

Enquanto instituição integrante da Comissão de Apoio ao Peregrino, coordenada pelo Movimento Mensagem de Fátima, a CVP dinamizou uma ação de sensibilização, dirigida aos guias de peregrinos a pé, sob o tema “Chamados à Peregrinação com saúde”.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.