Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

José Manuel Fernandes recebeu informações sobre o plano municipal de regadio

Ministro da Agricultura preside em Alcobaça à entrega dos prémios Vinhos de Portugal 2024

Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, com autarcas e secretários de Estado

O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi o local escolhido para a realização da cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da 11º edição do concurso Vinhos de Portugal, no dia 3 de maio, uma iniciativa que tem como objetivo premiar os melhores vinhos nacionais, dando visibilidade à sua qualidade.

Aproveitando a presença do recém-empossado Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Mateus realçou à importância do trabalho que o Município está a realizar juntamente com Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça na criação do Plano Hídrico Municipal, salientando que “é preciso dar as condições necessárias aos nossos agricultores para que estes possam maximizar os seus recursos hídricos, os seus índices de produtividade, e a qualidade inegável dos seus produtos.”

“No âmbito deste plano estamos a trabalhar na constituição de novas zonas de regadio no nosso concelho, nomeadamente na Maiorga, no Vale do Baça composto pelas freguesias da Cela, Bárrio, Vimeiro, Turquel e Évora de Alcobaça, e no eixo Alfeizerão-São Martinho do Porto. Queremos dar continuidade ao magnífico trabalho realizado no Regadio da Cela, inaugurado em 2021 e que deu seguramente um novo impulso a uma das mais importantes e antigas zonas de regadio do País. Deixo ao Sr. Ministro estas breves notas para que possamos trabalhar em conjunto o quanto antes”, concluiu o autarca.

O também vereador do Pelouro da Agricultura destacou ainda “a enorme tradição vitivinícola do concelho, cristalizada no Museu do Vinho de Alcobaça, o maior e mais completo museu nacional dedicado à cultura do vinho” e o “magnífico trabalho da Adega Cooperativa de Alcobaça e da Quinta dos Capuchos que mantêm bem vivo este legado ancestral do nosso território”.

Para o Ministro da Agricultura, “para celebrar condignamente aquele que é um dos maiores símbolos da nossa história, não podia haver um espaço melhor do que este, também ele carregado de história e de tradição. Mas o vinho não representa apenas a nossa história e a nossa tradição. É também um símbolo da nossa modernidade. É na fusão entre a ruralidade e a modernidade que reside a nossa identidade.”

Sobre o concurso Vinhos de Portugal

O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no setor que junta produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais durante estes dias para a troca de experiências e conhecimento. A iniciativa pretende projectar no plano internacional a imagem da marca Vinhos de Portugal e dos seus vinhos, além de distinguir e dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos com direito Denominação de Origem (DO) e Indicação Geográficas (IG) e os vinhos de casta e/ou ano de colheita.

Esta iniciativa quer também ser um estímulo à produção de vinhos de qualidade, valorizando o nível técnico e comercial dos vinhos portugueses e contribuir para a expansão da cultura do vinho em geral, através de iniciativas ligadas aos programas de turismo e gastronomia.

O Concurso decorre em duas fases, a primeira, com a avaliação efetuada por um Júri Regular, que contou com a participação de 1288 vinhos inscritos e 308 agentes económicos participantes.

A segunda fase realizou-se em Alcobaça nos dias 2 e 3 de maio com avaliação final realizada por um Grande Júri que atribuiu as Grandes Medalhas de Ouro e selecionou os Melhores de cada categoria.

Os júris são constituídos por enólogos, escanções, jornalistas, membros das câmaras de provadores das EC ou OC, chefes de cozinha, profissionais da área da comercialização de vinhos ou enófilos, sendo um deles o Presidente de júri.

Organização: VINIPORTUGAL

Apoio: Câmara Municipal de Alcobaça

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.