Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Reserva Natural do Paul do Boquilobo é a primeira Reserva da Biosfera nacional

II edição do Festival da Biosfera anima Golegã e Torres Novas de 10 a 19 de maio

Cartaz

II Edição do Festival da Biosfera traz até Golegã e Torres Novas diversas iniciativas que visam promover este território admirável bem no coração do Ribatejo.

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo, é a primeira Reserva da Biosfera a ser identificada e classificada em Portugal pela UNESCO, situa-se em território dos concelhos de Torres Novas e Golegã, banhada por três rios (Tejo, Almonda e Alviela), este é um tesouro que vale a pena descobrir.

O festival pretende destacar e promover o que de melhor a região pode oferecer: os melhores cavalos lusitanos, importantes ganadarias de touros e terra de reconhecidos campinos.

Gastronomicamente, a presença dos rios contribui para que o peixe seja um dos pratos mais populares, bem como outras iguarias tradicionais, que se tornam únicos quando acompanhadas pelos néctares excecionais que fazem parte dos Vinhos da Região do Tejo, não esquecendo o azeite, verdadeiro ouro líquido do Ribatejo; todos eles vão estar em destaque na Mostra Gastronómica de Peixe do Rio, Encontro de Vinhos da Biosfera e Salão do Azeite bem no coração da Golegã, no Largo do Arneiro na Tenda dos Sabores.

A riqueza musical e etnográfica também é destacada, com o Grande Desfile de Exaltação do Traje Ribatejano, que vai dar destaque aos riquíssimos trajes dos finais do século XIX- princípio do século XX, e no qual participam os grupos federados do Ribatejo.

A 16 de maio começa a ExpoÉgua, proporcionando aos criadores oportunidades únicas de conhecer magníficos exemplares equinos e apreciar toda a sua destreza nos diversos concursos. Como a Fé marca o dia a dia das gentes, a 21.ª Romaria a São Martinho está incluída na II Edição do Festival.

Até 19 de maio, aproveite para sentir o pulsar do Ribatejo, não perca: as exposições, atividades desportivas, passeios, conferências, oficinas, concursos, atividades para as escolas e muita animação em mais uma Edição do Festival da Biosfera.

    Fonte: GC|CMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.