Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

Na freguesia de Fátima

Câmara de Ourém inaugura requalificação de Aljustrel com investimento de 700 mil euros

Inauguração das obras de requalificação de Aljustrel

Na tarde de 11 de maio, decorreu a cerimónia de inauguração da requalificação urbana de Aljustrel, momento que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

A intervenção, amplamente aguardada, contemplou o arranjo das principais vias do centro desta aldeia histórica, restituindo-lhes o valor cultural e patrimonial intrínseco à história de Fátima. Além disso, todas as infraestruturas foram alvo de redefinição, desde a iluminação pública, redes pluviais e mobiliário urbano à instalação elétrica e telecomunicações (estas últimas com conclusão prevista para a segunda fase da requalificação).

O investimento de cerca de 700 mil euros contemplou ainda a substituição do piso existente bem como a reposição de toda a calçada, conferindo uma nova vitalidade a este emblemático espaço da cidade de Fátima, Aljustrel, a aldeia berço dos três pastorinhos.

O Coro do Conservatório de Fátima abrilhantou a cerimónia ao entoar dois temas inspirados na “cidade da Paz”. Entre os ilustres convidados e entidades que testemunharam este evento, marcaram também presença os Vereadores Rui Vital, Isabel Costa, Humberto Antunes e Micaela Durão, assim como o Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva.

O Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, expressou a sua satisfação com o desenrolar deste projeto há muito tempo aguardado. Nas suas palavras: “Fátima é hoje um dos principais polos de turismo do nosso país e queremos que cada vez mais Fátima seja divulgada no mundo inteiro.”

Rua de Aljustrel requalificada

O Edil deixou ainda uma palavra para os habitantes de Aljustrel: “Obrigado por acreditarem neste projeto. Há 30 anos que foi pensado o primeiro plano de requalificação para Aljustrel, contudo, nunca foi implementado, pelo que hoje é com redobrada alegria que inauguramos a requalificação deste espaço.”

A intervenção não se limitou apenas à requalificação das infraestruturas. Luís Miguel Albuquerque referiu também que “para além das intervenções, disponibilizámos também um parque de estacionamento, que será ainda objeto de requalificação, mas que para já se revela fulcral num espaço como este para facilitar o acesso a grupos de peregrinos em autocarros, ou de particulares em viatura própria.”

O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, enfatizou a importância destas intervenções para a atividade turística. “A qualidade da experiência turística passa por melhorarmos as condições para todos aqueles que nos visitam e que queremos que fiquem cá mais tempo, algo que é muito relevante para o nosso comércio, hotelaria, alojamento, restauração e serviços. As receitas da atividade turística são muito importantes não só para Fátima, como também para o país. Este ano prevemos ultrapassar a fasquia dos 27 mil milhões de receitas só de atividade turística, e essa receita tem de ser expressa naquilo que presenciamos aqui hoje: a melhoria condições para os turistas que recebemos, mas também e não menos importante, daqueles que cá vivem o ano inteiro.”, declarou.

A cerimónia contou ainda com a bênção do espaço pelo Pároco de Fátima, Rui Marto, e uma visita técnica a toda a área requalificada. Destaque também para a visita guiada à casa de Francisco & Jacinta Marto, realizada pelo diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

     Fonte: HM|GIC|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.