Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/24

ProBots@IPLeiria foi a grande vencedora da prova de Manipuladores Robóticos

Equipa do Politécnico de Leiria conquista primeiro lugar no Festival Nacional de Robótica

Equipa vencedora da ESTG do Politécnico de Leiria

A equipa ProBots@IPLeiria, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria, foi a grande vencedora da prova de Manipuladores Robóticos, no Festival Nacional de Robótica 2024, que se realizou entre os dias 3 e 5 de maio, em Paredes de Coura.

Composta pelos estudantes David Pereira, João Fernandes e Marco Ferreira, do mestrado em Engenharia Eletrotécnica, e Marcella Cavalcanti, antiga estudante do mestrado em Engenharia Eletrotécnica, a equipa foi orientada pelo professor Hugo Costelha, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, com o apoio do professor Carlos Neves, do Departamento de Engenharia Mecânica.

A prova de Manipuladores Robóticos tinha como objetivo promover a robótica e a educação na área da robótica de manipulação, num quadro de competição baseado em princípios de fair play. A competição consistiu em duas componentes: uma de simulação, em que um manipulador robótico tinha a função de alimentar um armazém de peças de LEGO a partir de peças aleatoriamente colocadas num tapete; e uma prova real, onde o robô tinha de montar um LEGO de forma autónoma e automática, a partir de uma imagem, e usando as peças disponíveis no armazém.

A competição permitiu aos estudantes colocarem em prática e demonstrarem os conhecimentos adquiridos na licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e no mestrado em Engenharia Eletrotécnica, nas áreas da Robótica Industrial, da Visão Computacional e dos Sistemas Autónomos e Inteligentes, numa aplicação prática real com elevados requisitos de precisão, à semelhança do que acontece em muitos problemas reais na indústria.

O Festival Nacional de Robótica 2024 (FNR’2024) foi promovido pela EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior e pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Fonte: On-It!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.