Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

Santarém

Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo dedica edição de 2024 à Pecuária Extensiva

Cartaz

A FNA 24 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, vai decorrer este ano entre os dias 8 e 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, como habitual. O tema escolhido para este ano é a “Pecuária Extensiva”, tendo como intuito dar relevo a uma atividade que ocupa uma área de 64% da superfície agrícola útil em território nacional e que representa inúmeras vantagens como o apoio ao sistema agroflorestal ou o incremento qualitativo dos produtos provenientes e derivados dos animais de pasto. Neste âmbito será também inevitável a promoção das raças autóctones e a preservação deste nosso património.

Vista como uma tendência sustentável e de largo impacto no setor agrícola português, a pecuária extensiva, uma das primeiras atividades desenvolvidas pelo homem chega ao século XXI com cartas para dar, novas soluções para um melhor pastoreio e a adaptação às alterações climáticas serão então o mote para o debate aberto sobre estas e outras grandes questões do mundo rural na atualidade.

60ª Feira Nacional de Agricultura / 70ª Feira do Ribatejo / 30º aniversário CNEMA. Conhecer o passado é aprender para o amanhã

Na edição de 2024 serão celebrados os 70 anos da Feira do Ribatejo, o 60º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e os 30 anos de atividade do CNEMA – são datas marcantes e que, por isso, vão estar em grande destaque. “Temos orgulho no nosso percurso histórico mas mais orgulho ainda em termos chegado até aqui. Sempre numa trajetória ascendente e com uma postura, não do que envelhece, mas do que e se adapta, se renova e melhora a cada passo da sua existência”, refere a organização, a cargo da Confederação dos Agricultores de Portugal.

“Crescemos e tornámo-nos mais fortes. Mais presentes na vida dos portugueses mas também mais atentos a além-fronteiras. Acreditamos na excelência dos nossos profissionais e dos nossos produtos mas queremos estar a par do que acontece pelo mundo, aprender com ele e partilhar o valor do que criamos e temos para dar. Foi preciso chegar aqui para saber que acompanhámos os tempos e que queremos continuar a melhorar. Continuar a aumentar a nossa oferta, continuar a divulgar e apostar na inovação e desenvolvimento do setor”, conclui a CAP.

     Entrada FNA 24 – uma viagem no tempo

Na entrada principal do CNEMA, antes da entrada da FNA, os visitantes vão poder regressar ao início e conhecer toda a História da Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo. Uma exposição retrospetiva dará a conhecer todo o percurso deste evento através de fotografias de época, dos cartazes das várias edições, de breves anotações e histórias e ainda da exibição de excertos de um documentário sobre a história e evolução da Feira Nacional de Agricultura especialmente concebido no âmbito das ações comemorativas dos aniversários referidos.

Claustros – A importância das Raças Autóctones e da biodiversidade

Nos Claustros, um dos espaços mais nobres do CNEMA, vão estar presentes Associações de Raças Autóctones e empresas ligadas à Pecuária que irão dinamizar iniciativas relacionadas com o sector. Paralelamente, aqui também estará patente a exposição relativa ao Concurso Fotográfico “Raças Animais Autóctones de Portugal – Conservar a Biodiversidade”, organizado pelo Polo de Inovação da Fonte Boa de Santarém do INIAV (EZN-INIAV) e que contou com uma adesão em peso de 208 participantes que apresentaram 583 fotografias.

Espaço Criança – O espaço que faltava na FNA

O Espaço Criança é mais uma iniciativa inovadora da edição deste ano! Um espaço exclusivamente dedicado aos mais novos vai proporcionar uma experiência única e interativa ao público infantojuvenil que visita a Feira Nacional da Agricultura. Informar e contagiar as novas gerações com a importância do setor agropecuário é um objetivo, e mesmo uma prioridade, que sempre esteve presente na organização da FNA mas que, atinge este ano um novo patamar.

Num espaço reservado, será construído um ambiente apropriado e acolhedor onde os mais pequenos – os consumidores, e quem sabe, os agricultores de amanhã – vão ter acesso a muito entretenimento e atividades educativas com foco na importância da agricultura, da alimentação e do equilíbrio do meio ambiente.

Ao longo dos 9 dias do evento haverá jogos, atividades sensoriais, espetáculos, workshops, entre outras atividades. O Espaço Criança contará com o apoio de várias marcas como o BPI e o Creactivity Bus (Fundação La Caixa), o Lidl, entre outras.

FNA – Um evento cada vez mais amigo do ambiente

A sustentabilidade é uma das preocupações mais presentes na Feira Nacional de Agricultura e por isso mesmo a organização prima por dar o exemplo. Este ano a FNA, em parceria com a Repsol – parceira multienergética do certame -, contará com carros de serviço que serão abastecidos com combustíveis 100% renováveis, que possibilitará uma otimização do consumo durante as viagens na Feira e uma redução significativa da pegada de carbono – de até 90%. Simultaneamente, para incentivar práticas sustentáveis no recinto, será instalada uma estação com painéis solares da Repsol para carregamento de telefones, proporcionando uma experiência mais consciente durante a Feira.

Por outro lado, a FNA, em colaboração com a Rodoviária do Tejo, colocará à disposição dos visitantes um serviço de autocarros elétricos gratuitos.

Em paralelo, vários ecopontos para a reciclagem de Papel, Vidro, Plástico e Embalagens de Metal são espalhados por todo o recinto e mantém-se a aposta nos copos recicláveis (2,00 € com retorno).

Conversas de Agricultura – A falar é que nos entendemos

Seminários e debates não são uma novidade e na edição de 2024 estão de volta as Conversas de Agricultura. Os eventos desta agenda, vão decorrer nos dias úteis e de entre os quais se destaca o Ciclo de Conferências alusivo à “Pecuária Extensiva de Sequeiro” a acontecer nos dias 11, 12 e 13 de junho. Montado e Produção Pecuária Extensiva, Alimentação Animal, Evolução Tecnológica, entre outros, serão os temas a abordar.

11 Junho

 Pecuária Extensiva de Sequeiro
Org. CNEMA
 Agrometeorologia – Produtos e plataformas para o sector agrícola Org. CAP / IPMA

12 Junho

 Gestão das Atividades Agrícolas e Silvícola – As Empresas e os Contabilistas como Parceiros Estratégicos
Org: CAP/OCC
 1º Simpósio Vitivinicultura do Tejo
Org: Câmara Municipal de Santarém – Cidade do Vinho 2024
 Pecuária Extensiva de Sequeiro
Org. CNEMA
 Recursos Genéticos Animais – Programas de Conservação e Melhoramento Genético Animal
Org: EZN
 Como ultrapassar os desafios nas primeiras semanas de vida dos vitelos
Org: Plurivet
 11ª Conferência Nacional dos Jovens Agricultores
Org: CAP
 Workshop Raças Autóctones
Org: CAP/INIAV/DGAV/SPREGA
 Mercado Voluntário de Carbono – Desafios e Oportunidades
Org: CAP
 Sequestro de Carbono na Produção Animal Extensiva
Org: Plurivet

13 Junho

 Pecuária Extensiva de Sequeiro
Org: CNEMA
 Agricultura e Desenvolvimento Local
Org: CAP
 Inovação em Agricultura no âmbito do PRR
Org: CAP
 Semear o Futuro
Org: CAP / Mercadona

14 Junho

 Worklshop Agricultura Regenerativa
Org: ESAS
 Vias para uma Pecuária Extensiva Sustentável
Org: CAP
 Conferência Ibérica
Org: CAP
 Mesa Redonda: As Indicações Geográficas – Que futuro em Portugal?
Org: QUALIFICA

Exterior – Maquinaria em exposição

É uma das mais importantes áreas do evento onde as principais marcas do mercado se apresentam e se tentam diferenciar através da apresentação das suas mais recentes novidades em equipamentos e soluções. Esta é uma zona que mais atrai os profissionais de sector, possibilitando contactos e a concretização de negócios.

Nave B – Há vida no setor agrícola português!

A Nave B é dedicada às organizações do sector e à exposição de equipamentos e serviços para a agricultura, dando a conhecer ao comum visitante as principais empresas e organizações de referência nesta área.

Salão Prazer de Provar – saberes e sabores de norte a sul

A Nave A apresenta, como habitualmente, o Salão Prazer de Provar. Aqui estará à disposição dos consumidores uma variedade muito ampla e apreciada de produtos como os azeites, vinhos, queijos, mel, enchidos, doces, frutas, etc. Aqui se encontram os vencedores e outros premiados dos Concursos Nacionais de produtos regionais.

Realce também para a presença de vários Municípios como Carrazeda de Ansiães, Ferreira do Zêzere, Idanha-a-Nova, Leiria, Miranda do Douro, Mogadouro, Ourique, São João da Pesqueira, Vila de Rei, Vila Flor e as Câmaras Municipais da Lezíria do Tejo.

Ações de “Cozinha ao Vivo” são uma imagem de marca desta área na FNA.

Provas de Aguardentes, Azeites, Vinhos, Mel, harmonizações e experiências de produtos, com a participação de expositores e do IEFP, farão as delícias dos visitantes. Relevo também para o espaço dedicado ao Programa Portugal Sou Eu, iniciativa que visa a dinamização da produção nacional e que conta com empresas de vários sectores.

Nave C – Artesanato e gastronomia

Uma das mais populares atrações da Feira Nacional de Agricultura é a exibição de artesanato patente na NAVE C. Utilidades para o lar, mobiliário, têxteis, acessórios de cozinha, ente outros produtos podem também ser encontrados neste recinto. Neste espaço, os consumidores podem deliciar-se com a melhor gastronomia nacional em matéria de petiscos nos locais apropriados para o efeito. Na zona exterior, Tasquinhas dinamizadas por associações e coletividades da região estão também à disposição dos visitantes.

Exterior – Exibição Agro – Pecuária

Uma mostra das diferentes raças autóctones de bovinos, equinos (representando algumas das mais relevantes coudelarias nacionais), galinhas de raças autóctones, caprinos, ovinos e suínos, é igualmente um ponto alto na FNA. Os animais captam a atenção de miúdos e graúdos e todos aprendem!

Dia do Município de Santarém

O dia 14 de junho, sexta-feira, é dedicado ao Município de Santarém que vai promover várias iniciativas ao longo do dia na Feira Nacional de Agricultura. O stand do Município contará com a presença de produtores locais, e vão decorrer várias ações de animação como atuações de grupos e bandas musicais, espetáculos de acordeão, danças com ranchos folclóricos, malabarismos, ginástica, etc.

A 8 de junho, sábado, o dia é dedicado a Rio Maior e no domingo, estão em destaque Almeirim e Alpiarça. No dia 10, realce para Salvaterra de Magos, a 11 de junho (Dia de Entrada Gratuita) Coruche e Golegã, a 12 é a vez do Cartaxo, a 13 a Chamusca, a 15 Benavente e a 16 Azambuja.

Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém

Paralelamente à FNA 24, o público também poderá visitar a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, organizada pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém -, iniciativa que visa promover as empresas da região.

Solidariedade na Feira Nacional de Agricultura

A cultura e a tradição ribatejana são fundamentais na Feira. Este ano destaca-se o Espetáculo “Com Tradição se Honra o Ribatejo” que decorre no dia 10 de junho e que contará com atuações de José Cid, António Pinto Basto, Rodrigo, Orquestra Típica Scalabitana, entre outros, a favor de instituições como “A Farpa”, “Centro Social Paroquial de Santa Marta de Alcanhões”, “Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém”, “Rede de Emergência Alimentar – Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém” e APPACDM de Santarém.

A Feira Nacional de Agricultura é uma animação

Música popular, ranchos folclóricos, mercados tradicionais, largadas de toiros, desfiles, provas de campinos, condução de cabrestos, são outras atrações do evento.

No campo das Atividades Equestres, o programa é variado e decorrem várias provas como:

 Concurso Dressage Nacional – Taça FNA 24 8 e 9 junho
 Jornada do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho 8 e 9 junho
 Prova Morfo – Funcional de Aptidão Toureio 8 junho
 13º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana 10 junho
 30º Concurso Nacional Oficial de Coudelarias Portuguesas 10 junho
 3ª Exibição Luso-Espanhola de Atrelagem de Tradição 15 junho
 Raid Hípico – 15 junho
 Concurso de Traje à Portuguesa – Troféu Manuel Sabino Duarte “VECA”
15 junho
 Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela 15 junho
 Concurso de Saltos Nacional B 15 e 16 junho

A Feira vai voltar a ter um espaço próprio e individualizado para a animação com Bares, Carrosséis, e palco para os concertos para que estas atividades não colidam com outras iniciativas e permitam um maior conforto aos visitantes.

No dia de abertura, 8 de junho (sábado), atuam os “Excesso”, no dia 9 de junho (domingo) são “Os Quatro e Meia”, a 14 de Junho (sexta-feira) as atenções viram-se para “Diogo Piçarra” e “DJ Padre Guilherme” e no dia 15 (sábado) é a vez de “David Antunes e convidados”.

HORÁRIOS

8 a 15 Junho
Nave A: 10h00 às 22h30
Nave B: 10h00 às 22h30
Nave C: 10h00 às 24h00
Zona Exterior / Maquinaria Agrícola: 10h00 às 21h00
Atividades Lúdicas: 10h00 às 03h00
* A entrada no recinto é efetuada até às 00h30
* Os horários poderão ser alterados por motivos imprevistos

16 junho
Todo o recinto: 10h00 às 20h00
* A entrada no recinto é efetuada até às 19h00
* Os horários poderão ser alterados por motivos imprevistos

ENTRADAS

Bilhete Feira: 8,00 € (Permite uma única entrada)
Cadernetas de 10 Bilhetes: 55,00 € (Cada bilhete permite uma única entrada.
À venda até 7 junho)
Livre-Trânsito: 25,00 € (O Livre – Trânsito permite visitar a feira a qualquer hora e várias vezes por dia)
Parque de Estacionamento Ar Livre: Gratuito
Parque de Estacionamento Coberto: 5,00 € / dia
Dia 11 de junho: Entrada Gratuita
Todos os Dias: Entrada gratuita para crianças até aos 11 anos (inclusive)
Pontos de Venda Cadernetas e Livre-Trânsito
CNEMA – Receção: 09h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30
Posto de Turismo de Santarém
Quiosque Avenida (Em frente ao Hospital Distrital de Santarém)
Sacatrecos (Continente)
União de Freguesias da Cidade de Santarém
União de Freguesias de Romeira e Várzea
Com Tradição se Honra o Ribatejo – Espetáculo Solidário: 10 junho

Bilhete: 10,00 € (O Bilhete permite o acesso à Feira Nacional de Agricultura)
A adquirir nas seguintes instituições:
A Farpa
Centro Social Paroquial Santa Marta de Alcanhões
ADSCS – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém
Rede de Emergência Alimentar – Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém
APPACDM Santarém

    Fonte: CNEMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.