Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

Além da valorização dos Hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras

Parlamento aprova resoluções do PAN, BE e PCP para construção do novo Hospital do Oeste

Hospital de Caldas da Rainha

Na sequência do compromisso eleitoral do PS de fazer avançar a construção do novo Hospital do Oeste no concelho do Bombarral, o Grupo Parlamentar do PS votou, no dia 17 de maio, na Assembleia da República, a favor dos Projetos de Resolução do PAN, BE e PCP.

No que respeita ao Projeto de Resolução n.º 95/XVI/1ª (IL),embora acompanhando na globalidade o entendimento quanto à necessidade imperiosa de construção do novo Hospital do Oeste no Bombarral, o GPPS não pode acompanhar o ponto n.º 3 do disposto, tendo-se abstido em conformidade.

Em declaração de voto, os deputados André Rijo, eleito por Lisboa, Eurico Brilhante Dias, Ana Sofia Antunes e Walter Chicharro, eleitos por Leiria, e João Paulo Correia, coordenador do PS na Comissão de Saúde, recordam que “a edificação de uma nova unidade hospitalar na Região do Oeste é uma antiga ambição das populações do sul do distrito de Leiria e do norte do distrito de Lisboa”.

Lembra-se ainda que “durante anos foi impossível avançar com uma nova infraestrutura que possa oferecer melhores condições de desenvolvimento profissional aos recursos humanos deste setor”, uma ambição com mais de 20 anos que “foi desbloqueada por uma intervenção unânime dos autarcas da CIM Oeste, aquando do lançamento de um estudo técnico-científico – adjudicado e desenvolvido pela IMS – Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa”.

No texto da declaração de voto explica-se que “este estudo foi entregue ao XXIII Governo Constitucional que, no quadro das suas competências, designou um Grupo de Trabalho, liderado pela Drª. Ana Jorge, para dar adequada sequência ao processo de seleção da localização e posteriormente, já em junho de 2023, o então Ministro da Saúde anunciou a decisão de construção do novo Hospital do Oeste no concelho do Bombarral, seguindo as conclusões dos estudos acima referenciados”.

“Fazer avançar esta infraestrutura é um compromisso eleitoral do PS, o que não é incompatível, bem pelo contrário, com a valorização dos Hospitais das Caldas da Rainha, de Peniche e de Torres Vedras, quer no curto-prazo, quer na futura integração destas unidades num quadro mais amplo da ULS Oeste, então já dotada de um novo hospital”, sustentam os deputados socialistas na declaração de voto.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.