Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

Marinha Grande

Centro Interpretativo de Arte Xávega e da Cultura Avieira recebe visita de alunos da EPAMG

Alunos da EPAMG de visita ao Centro Interpretativo da Arte Xávega e da Cultura Avieira

O Centro Interpretativo da Arte Xávega e da Cultura Avieira (CIAXCA), na Praia da Vieira, recebeu a visita da turma do 3º ano do curso técnico profissional de turismo, da EPAMG -Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, no dia 20 de maio.

A visita começou com a receção dos alunos e da professora que os acompanhava, Liliana Vilela, no Pólo de Acolhimento do CIAXCA.

Foi feita a contextualização ao conteúdo expositivo do centro, com uma breve explicação sobre o que é a arte xávega e para que servem alguns dos objetos expostos. A explicação foi complementada com a visualização dos painéis expositivos e do documentário de curta duração. A visita prosseguiu nos pavilhões da Companha Viking, onde os alunos puderam visualizar a preparação das artes de pesca e interagir com os pescadores, colocando-lhes algumas questões práticas relacionadas com a pesca.

De seguida, percorreram o Circuito de Arte Urbana da Praia da Vieira, com passagem por todos os murais e menção aos artistas representados na 1ª Edição do Festival Xalavar.

As particularidades da Praia da Vieira e da arte xávega, foram dadas as conhecer a esta turma multicultural de 8 alunos, que conta com um estudante oriundo da Síria, quatro estudantes de São Tomé e Príncipe, duas estudantes do Brasil e uma aluna portuguesa, natural de Vieira de Leiria.

     Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.