Edição: 284

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/7/20

Protocolo com a Câmara Municipal já foi assinado

Fundações Ajuda em Ação e Repsol vão ajudar a promover o desenvolvimento de Tomar

Joaquim Reis, Fundação Repsol Portugal; Hugo Cristóvão, Presidente da Câmara de Tomar; Mário Baudouin, Ajuda em Ação Portugal; Maria Del Mar de Andres Pastor, Fundación Repsol e Rita Freitas, Vereadora da Câmara de Tomar

O diretor nacional da Ajuda em Ação Portugal Mário Baudouin, o diretor da Fundação Repsol Portugal Joaquim Reis e o presidente da Câmara Municipal de Tomar Hugo Cristóvão, assinaram no dia 21 de maio, um protocolo de colaboração entre as instituições durante uma cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho do município.

A assinatura celebra o arrancar do projeto “Futuro Verde em Ação” que pretende potenciar o emprego e o desenvolvimento sustentável de Tomar através da aposta na capacitação de jovens que aí vivem, entre os 15 e os 25 anos e que estejam a estudar, e especialmente dos que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade social.

“Este é um momento muito importante para nós porque credita este projeto, que temos em parceria com a Fundação Repsol, como uma verdadeira oportunidade para o futuro dos jovens através da cooperação entre todas as partes e o alinhamento de objetivos comuns”, afirma Mário Baudouin.

Esta sensação de repto alcançado é partilhada por Hugo Cristóvão, Presidente da Câmara Municipal de Tomar: “Este projeto permitirá acelerar o desenvolvimento local e sustentável do município. No fundo, vai ao encontro do que nos esperamos, e queremos, isto é, dotar os jovens aqui residentes numa força participativa e contributiva da sociedade em geral e de Tomar em particular”.

Durante a Cerimónia de Assinatura houve também a oportunidade de apresentar o projeto à comunidade e a diversos interlocutores, contar com a presença da Vereadora  Associativismo, Desporto e Juventude Rita Freitas e estender um especial agradecimento a todos as Instituições que acompanham o “Futuro Verde em Ação” desde o início. É o caso, na região, do Instituto Politécnico de Tomar e do Agrupamento de Escolas Templários.

O diretor da Fundação Repsol em Portugal, Joaquim Reis, destaca que “os primeiros resultados têm sido, para já, muito positivos, graças a todos os parceiros e entidades que conseguiram visualizar o potencial do Futuro Verde em Ação” ressalvando ainda “que a vontade, agora, é alargar o projeto a mais regiões do país”.

Sobre a Ajuda em Ação

A Ajuda em Ação é uma organização sem fins lucrativos internacional com presença em mais de 20 países. Em ação há mais de 40 anos, mobiliza-se contra a pobreza, desigualdade, vulnerabilidade e exclusão social, e desenvolve ainda respostas em contextos de emergência humanitária. Em Portugal, atua ao nível da empregabilidade jovem, do empreendedorismo feminino e da educação. Qualquer que seja o âmbito da intervenção da Fundação, a dignidade daqueles que apoia surge sempre como pilar central no trabalho desenvolvido.

Sobre a Fundação Repsol

A Fundação Repsol desenvolve projetos focados na transição energética e na sociedade para contribuir para a criação de um futuro mais sustentável, desenvolvendo a sua estratégia em quatro linhas de ação:

Investimento em empresas e setores da nova economia de baixo carbono, que trabalham para uma transição energética sustentável e inclusiva, gerando um triplo impacto positivo – ambiental, social e económico.

Um acelerador empresarial para apoiar soluções inovadoras de base tecnológica em matéria de energia e mobilidade.

Disseminação de conhecimentos sobre a transição energética através da plataforma digital Open Room, uma rede de cátedras, que inclui iniciativas de Transição Energética em universidades de prestígio e o Zinkers, o seu programa educativo digital para escolas primárias e secundárias em Espanha e disponível no próximo ano letivo em escolas portuguesas do Ensino Básico para sensibilizar os jovens para os desafios do futuro da energia.

Promoção de projetos de transformação social e de voluntariado relacionados com a transição energética e as alterações climáticas, que promovem o desenvolvimento social e inclusivo.

     Fonte: roi-up

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.