Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/14

Deslocação decorre entre 3 e 7 de junho

Nerlei apoia quatro empresas portuguesas em prospeção ao mercado de Marrocos

Sede da Nerlei

Entre 3 e 7 de junho a Nerlei CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria vai estar em Casablanca e Tanger, Marrocos, para acompanhar quatro empresas portuguesas, da região de Leiria, com vista à identificação de potenciais novos clientes naquele mercado.

As empresas que participam com o apoio da Nerlei CCI nesta ação de prospeção, e que por esse motivo terão uma comparticipação nas despesas no valor de 50%, são: Leirilis, SA, de peças e acessórios para automóveis; e a Lenargatecnic, Lda, produtora de argamassas, ambas de Leiria; e a Moldetipo II, Lda e a Plácido Roque, Lda, ambas da Marinha Grande e com atividade ligada aos moldes.

Durante os cinco dias da missão empresarial cada empresa participante tem uma agenda de reuniões individuais com empresas marroquinas.

Marrocos é a segunda maior economia do Magrebe e, dada a sua localização estratégica, possui fortes relações comerciais com o mercado europeu. Além de uma posição geográfica privilegiada, possui infraestruturas modernas, é uma porta de acesso a vários mercados daquela zona, apresenta estabilidade económica e política e tem disponibilidade de mão-de-obra qualificada.

Com a aproximação do Mundial de Futebol 2030, que vai ter uma organização conjunta entre Portugal, Espanha e Marrocos, este mercado vai decerto oferecer ainda mais oportunidades às empresas portuguesas, para reforçarem a sua presença comercial neste país.

A proximidade e todas as oportunidades de negócio que apresenta fazem com que Marrocos seja um mercado, em que, recorrentemente, a Nerlei CCI apoia empresas em prospeção. Nos últimos três anos (2022, 2023 e 2024) e no âmbito dos projetos conjuntos cofinanciados por fundos comunitários que dinamiza, já apoiou 11 empresas na abordagem ao mercado marroquino, apoio esse que se tem mostrado relevante, para o reforço da internacionalização das empresas portuguesas, com especial destaque para as da região de Leiria.

Esta é uma ação do projeto International Business 2023-25 que a NERLEI CCI está a desenvolver e que visa promover a competitividade e capacidade exportadora num conjunto de PME das fileiras casa, escritório e automóvel, através da participação coletiva em feiras internacionais e missões empresariais e da implementação e promoção de ações de marketing internacional, de transformação digital e do desenvolvimento do e-commerce nas PME. É financiado pelo Portugal 2030, no âmbito do PITD – Programa Inovação e Transição Digital, no montante de 7.373.726,41 de euros, dos quais 3.997.426,0 de euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A execução deste projeto estende-se até final de abril de 2025 e contempla várias outras ações, entre feiras internacionais, missões empresariais e ações de e-commerce e transformação digital e campanhas de marketing internacional.

Os interessados em conhecer melhor todas as ações apoiadas pelo projeto da NERLEI CCI, podem consultar www.nerlei.pt ou contactar o Departamento de Apoio à Internacionalização para internacional@nerlei.pt.

Fonte: Nerlei

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.